Quem Somos

Home Page (Portal)

"Esta Home Page é um Portal para a divulgação de iniciativas, movimentos, eventos, notícias e textos importantes nas áreas de construção de cidadania, cultura, meio ambiente, espiritualidade, mudança de comportamento e desenvolvimento sustentável. Desta forma, pretende ser mais um espaço para a democratização de informações construtivas e relevantes.

Já o Jornal Impresso é uma manifestação mais independente e autônoma do Fórum Século XXI, elaborado inteiramente por nossa equipe de colaboradores."

Jornal Impresso

Produzido com 20 páginas, em formato tablóide, o Jornal Fórum Século XXI impresso tem a tiragem de 10 mil exemplares e está fazendo 20 anos. Sua distribuição se dá em Nova Friburgo e região serrana do Rio de Janeiro. Sua periodicidade é mensal e é um jornal gratuito. Circula no dia 10 de cada mês.

Tem uma linha editorial democrática, ecológica e humanista. É movido por um sentido libertário e por um espiritualismo ecumênico.

WebTV

Três vertentes nortearão a linha editorial da TV Fórum Século XXI:
  • 1 - Defender a Mata Atlântica e debater os temas e prioridades ambientais.
  • 2 - Colaborar para democratizar a informação cultural, cidadã e formadora de consciência e criticidade.
  • 3 - Divulgar Nova Friburgo, Estrada Serra-Mar e Rio das Ostras como um grande Circuito Eco-Turístico, principalmente, pela diversidade de cenários envolvidos, além de sua ótima estrutura hoteleira e gastronômica.

Perfil da Iniciativa

Consideramos que os veículos de imprensa devem assumir um papel fundamental na transformação da sociedade brasileira. Este papel é o de informar para a Cidadania. Acreditamos no mundo e nas pessoas. Somos otimistas com o rumo da história. Procuramos exercitar com nossas matérias e artigos o interesse pelo auto-conhecimento e saúde, além da melhoria do nível da cidadania. Através de linguagem acessível, procuramos influir para elevar a Qualidade de Vida e a qualidade da informação que chega aos cidadãos.

Acreditamos na possibilidade de uma sociedade sustentável com vistas à prosperidade e a justiça social. Temos consciência, contudo, de que os recursos da Terra são finitos e logo teremos que buscar outras formas de vivermos e progredirmos. Apoiamos o crescimento da atividade Eco-Turística, principalmente, porque esta exige a sustentabilidade que necessitamos.

Estamos em uma região bastante biodiversa - A Mata Atlântica - em meio a inúmeros Parques Estaduais e APAS. Nossa circulação se dá no eixo da Estrada SERRAMAR que liga Nova Friburgo ao litoral, estrada que beira o rio Macaé, o mais puro do Estado do Rio de Janeiro. Neste contexto, procuramos nos abrir às discussões e práticas ecológicas e humanistas. O crescimento e a disseminação do Fórum Século XXI dependem das empresas e também dos cidadãos que vierem a colaborar como divulgadores, assinantes e parceiros.

Veículos de imprensa só progridem quando a sociedade assim decide com seus patrocínios, investimentos e prioridades. Cidadania é prioridade. Meio Ambiente é prioridade. Mudança de comportamento é prioridade. É nisto que apostamos!

Dados da Instituição

O Fórum Século XXI é uma publicação da Agência XXI Cultural
CGC: 02673574/0001-56

Jornalista Responsável: Monique Curi MTB 27058 RJ
Fundação, Direção e Edição: Dib Curi

Caixa Postal 89675 -CEP: 28610-972 - Nova Friburgo (RJ)
E-mail: seculo21@gigalink.com.br

Registro Especial de Pessoas Jurídicas de número 11 no Cartório do 3º Ofício de Nova Friburgo

55 (22) 2520-5642