14/11/2007 Noticia AnteriorPróxima Noticia

Confira a Programação da Mostra de Cinema Ambiental de Nova Friburgo, o Mury Cine

II MURI CINE VÍDEO AMBIENTAL

Depois do sucesso do I MURI CINE, realizado em novembro de 2006, este ano a mostra ganha nova edição, com ampla e variada programação.O II MURI CINE Vídeo Ambiental será realizado de 15 a 19 de novembro de 2007, em Nova Friburgo.

O ESPAÇO MURI CINE foi instalado nesta nova edição no amplo e confortável Hotel Vale do Luar, ligado ao Hotel Bucsky. Lá acontecerão a cerimônia de abertura, as exibições, os debates, as mesas-redondas! E, como no ano passado, tudo de graça!

As bem-sucedidas oficinas serão realizadas no CASARÃO RUSTILUS, bem no centro de Mury. Com o sucesso da sua oficina de animação da edição anterior, Telmo Carvalho este ano dirige a OFICINA DE ANIMAÇÃO EM STOP MOTION. Já a Oficina de iniciação à linguagem cinematográfica está a cargo de Severino Dadá.

Mas as novidades não páram por aí: imperdível será a que reúne três gerações de "pesos-pesados" na defesa ambiental: os jornalistas mesa-redondaVillas-Boas Correa, Marcos Sá Correa e o advogado Rafael Correa (pai, filho e neto) fazem perguntas uns aos outros e debatem a particularidade de Nova Friburgo em relação ao planeta.

No II MURI CINE será lançado o Prêmio Roberto Farias deMelhor filme do MURI CINE (a ser concedido a partir de 2008). Na ocasião, haverá uma homenagem ao excepcional cineasta e a exibição de seu filme Pra Frente Brasil, obra-prima de 1982.

Confira a programação

Veja a sinopse dos filmes programados para exibição no II MURI CINE. Há longas, médias e curtas metragens.

Alguns distribuidores e produtores ainda não enviaram as sinopses dos filmes, por isso, a relação apresenta algumas sinopses faltando.

A programação de palestras, debates e oficinas pode ser consultada no link HORÁRIOS ou clicando aqui

dia 15 de novembro – 5ªfeira

•“Limpim O Filme” de Daniela Santi – Brasil – Nova Friburgo/RJ – Fic – 25’- 2007 - Elenco: Onaldo Brancante ;Carolina; Tomás Braune; Daniela Santi; Nelmo Ricardo; Marcelle Nader;Jerônimo Nunes; Nélio Emmerick; Rafael Louredo – Produção: Replay Vídeo.

•“O Afeto que se Encerra em Nosso Peito Juvenil” de Sílvio Tendler de Sílvio Tendler – Brasil – Doc – 50 min. – Vídeo – 2007 – Produção Caliban

dia 16 de novembro – 6ª feira

•“Monte Sarmiento” – de Mirella Martinelli e Mônica Schmiedt – Brasil – 2003- 12:32”

•“Além dos Outdoors” de Caio Henrique Salgado e Paulo Henrique dos Santos – Brasil – GO – Doc.- 17´- Vídeo – 2006

Sinopse: Em Goiânia, as fachadas, os letreiros e toda a parafernália visual dos prédios comerciais escondem a real beleza dos prédios antigos e tomam o lugar da população em um setor cada vez menos habitado.

•“Rapsódia do Absurdo” de Cláudia Nunes – Brasil – GO – Doc – 16 min. – Vídeo – 2006 .

Sinopse: Documentário poético sobre a reforma agrária e urbana com cenas de arquivo de dois marcantes episódios de luta pela terra: Fazenda Santa Luzia e Parque Oeste Industrial, cuja dimensão os torna exemplos universais do conflito entre a propriedade privada e os pobres do mundo.

•“No Crepúsculo do Silêncio” (V Seru Ticha) de Josef Císarovský – Rep. Tcheca- Doc – 35 min. – Vídeo – 2006

Sinopse: Lugares silenciosos, como as florestas primordiais, estão se tornando raros. Em nossa sociedade consumista, os ruídos da “lavagem cerebral” da mídia incessante reforçam a falsidade e o lixo cultural, que distorcem nossa escala de valores.

•“A Pele Furada ” ( La Peau Trouée) de Julien Samani – França – doc - 2004 - 56’

•“A Vaca Lhada” de Telmo Carvalho – Brasil – RJ - Ani – 7:46” - 2007

•“Itatiaia Visto Por Dentro” de Christian Spencer e Gibby Zobel – Brasil – RJ – Doc – 23 min. – Vídeo – 2006

Sinopse: O Parque Nacional do Itatiaia, situado no sul do estado do Rio de Janeiro é o Parque Nacional mais antigo do Brasil, protegendo uma área de 300 quilometros quadrados com altitudes que variam de 600a 2791 metros. Seu ecossistema compreende desde a rica e abundante Mata Atlântica aos frágeis jardins rupestres dos campos de altitude . “Itatiaia Visto por Dentro” transporta a o espectador a uma viagem na floresta da Mata Atlântica desvendando mais de 100 espécies ao som dinâmico de uma trilha sonora original.

•O Pesadelo de Darwin” “(Darwin`s Nightmare) de Hubert Sauper -França/Áustria/Bélgica Doc -107 min. -2004.

Sinopse: Nos anos 60, na Tanzânia, um peixe predador voraz que dizima todas as outras espécies, foi introduzido no Lago Victoria. Desta catástrofe ecológica nasceu uma indústria frutuosa, pois a carne branca do enorme peixe é exportada com sucesso para todo o hemisfério norte. Mas, acima do lago, imensos aviões cargueiros da ex-URSS compõem um balé constante, abrindo caminho para um outro comércio, ao que parece, o das armas. As margens do maior lago tropical do mundo são hoje o palco em que se desenrola o pior pesadelo da globalização.

•“Extremo Sul” – de Monica Schmiedt e Sysvestre Campe – Brasil – 2003 – 92’ Produção: M. Schmiedt Produções

Sinopse: Atraídos pelo desafio epelo desconhecido, um grupo de cincoalpinistas sul-americanos planeja uma expedição para escalar o Monte Sarmiento, uma montanha de difícil acesso, situada na Terra do Fogo. Uma equipe de cinema viaja junto com eles para documentar a escalada. Porém, afetados pelo isolamento, pelo clima severo e pela visão dos assustadores paredões de gelo, o grupo se depara com novos e inesperados obstáculos que mudam radicalmente o rumo da expedição. Antes de encarar a montanha, alpinistas e cineastas precisarão enfrentar seus próprios medos e rancores.

•Gran Premio Genziana d’Oro/ 53rd Trento Film Festival – Italia

•Gran Prix Graz / 17th International Mountain & Adventure Film Festival – Austria.

•Melhor Fotografia Prêmio F.E.E.C / 23rd International Fetival of Mountain and Adventure Film Torelló – Espanha.

•Melhor Direção / Tbilisi International Mountain Film Festival Niamori – Georgia.

•Melhor Filme, Direção, Fotografia e Montagem/Prêmio José Lewgoy do Cinema Gaúcho – 2006

“ Making Of de Extremo Sul”

dia 17 de novembro – sábado

“Rio ...Pra Não Chorar!”de Angelah Dantas, Débora Cardoso, Lúcia Lopes, Artur Andrade, Rafaela Lima e Evandro Pivantti – Brasil – RJ – Doc – 11:03”– Vídeo – 2007- Produção Abaeté Estudos Socioambientais

Sinopse: Eram Rios. Hoje “valões”. Sonhos de vida que terminam por causa do mau cheiro, doenças e alagamentos. O homem age, a natureza reage, traz de volta a sujeira que queremos esquecer. O filme mostra as transformações que o homem faz na natureza acabam sua própria vida. Realização dos alunos da Oficina de Cinema Ambiental Humano Mar emAraruama. Filmado em um dia e editado em três. O documentário é resultado do Projeto de Educação Ambientaldo Campo de Polvo localizado na região petrolífera da Bacia de Campos.

“Geribabel” um filme de Efraim Feres, Karine Rocha, Lays Gahone, Marcos Swed, Marcus David, Michelle Bernardino, Tamiris Amorim – Brasil – RJ – Doc – 11:05” – Vídeo – 2007 - Produção Abaeté Estudos Socioambientais

Sinopse: Geribabel, muitas línguas, muitas opiniões, conflito! Nativos, novos moradores, lado esquerdo, lado direito, Geribá! Paraíso ou inferno? Casa simples, mansões, quiosques, poluição. Denúncia, dinheiro, poder. Quais são os índios e os caciques dessa aldeia? E Ravel ao pôr-do-sol.

“Havia um Tempo” deBrasil – RJ – 14:14” . – Doc – Vídeo – 2007 - Produção Abaeté Estudos Socioambientais –

Sinopse:Havia uma Búzios. Roda linda, follia de Reis, assombrações, boitatás e lobisomnes habitavam a aldeia de pescadores que deixou saudades. Embalado por antigas cantigas de trabalho da comunidade quilombola, o filme preserva histórias, lendas e dificuldadedes de uma Búzios que se foi.

“Pequenos Atos” de....10’

Sinopse: As coisas têm peso massa ecor.Tamanho, tempo, forma, cor. Posição, textura, duração, densidade, cheiro, valor. Consistência, profundidade, contorno”, mesmo quando estão no lixo. O que é Meio Ambiente? Em uma cidade que vive em função do turismo, o que aconteceria se a harmonia e a beleza natural não mais existissem?

“Insuficiência” de 11’

“Antes que a Casa Caia” de Felipe de Oliveira, Henrique Formigão, Jaci Menezes, Sara Barroso, Suely Carvalho - Brasil – RJ – Doc – 13:37 min – Vídeo – 2007 - Produção Abaeté Estudos Socioambientais

Sinopse: Pedras que Rolam, pedras que voam, poeira, explosões, assustadoras rachaduras. Já pensou morar perto de uma pedreira? Realização dos alunos da Oficina de Cinema Ambiental Humano Mar em Araruama. Filmado em um dia e editado em três. O documentário é resultado do Projeto de Educação Ambiental do Campo de Polvo localizado na região petrolífera da Bacia de Campos.

“ Caminho do Mundo”um filme de Luana Lear,Mariana Muzitano, Paulo Mainhard, Rafael Chagas, Rodrigo Sena,Thiago Manzo – Brasil – RJ – Doc – 11:06 – Vídeo – 2007 - Produção Abaeté Estudos Socioambientais

Sinopse:

“Maré Baixa” um filme de Geralda Duarte Sampaio, Geovane Duarte, Gilberto Costa, Mário Márcio, Thayana Lima, Vânia Moraes, Luana de Souza – Brasil – RJ – Doc –......min – Vídeo – 2007 - Produção Abaeté Estudos Socioambientais

Sinopse: A pesca predatória na Lagoa de Araruama da Tainha e a falta de união entre os pescadores da região acaba prejudicando a todos tanto quanto ( ou mais) do que a poluição. Realização dos alunos da Oficina de Cinema Ambiental Humano Mar emSão Pedro da Aldeia . Filmado em um dia e editado em três. O documentário é resultado do Projeto de Educação Ambientaldo Campo de Polvo localizado na região petrolífera da Bacia de Campos.

“A ponte” de Patrícia Koblischek, Alessandra Koblischek Rodrigues, Clebinho Rodrigues, Natália Lima, Ranisson Diego Rodrigues – Brasil – RJ – 00:00 min. – Doc – Vídeo – 2007 - Produção Abaeté Estudos Socioambientais

Sinopse:

>>>>>>>>>>> <<<<<<<<<<<<<<<

“Memória sem Visão” de Marco Vale – Brasil – Doc. 18 min. (orig.35mm) 2005

Sinopse: Vestígios anônimos e solitários de uma memória coletiva, vizinha à velha miragem de progresso de uma metrópole.: o elevado Costa e Silva. Memória que resiste ao eterno esquecer do tráfego diário de dezenas de milhares de automóveis.

“Reciclando Idéias” de Cacinho – Brasil – MG – Animação – 2:53 min. Vídeo – 2006

Sinopse: Se no futuro a Terra estiver devastada, será que a nossa única esperança virá do Espaço? Uma animação reciclada onde um pequeno robozinho nos faz refletir sobre nosso futuro

“Céu e Água” de João Carlos Bertoli – Brasil – MT – Doc – 52 min – Vídeo – 2007 – Produção: Lamiré Vídeo Fotografia

Sinopse: Numa das regiões mais belas e ricas em biodiversidade do planeta, mora um povo que de sua observação e sabedoria ao longo de séculos construiu um modo de vida simples e sintonizado com a natureza mutável da região pantaneira. Na seca ou na cheia, pescador ou vaqueiro, homens e mulheres, nos falam de seu dia a dia, seu trabalho e sua fé. Com muita sinceridade, belas imagens e um linguajar típico, conhecemos um pouco mais deste povo, que assim como muitas espécies animais, correm o risco de extinção perdendo assim um patrimônio cultural valiosíssimo para nós habitantes das grandes cidades, que já perdemos a sensibilidade da convivência harmoniosa com o meio que nos cerca.

“Uma Verdade Inconveniente” de Davis Guggenheim – USA – Doc – 96 min. –Vídeo – 2006 - produzido por Laurie David, Lawrence Bender eScott Z. Burns.

Sinopse: Com a ajuda de gráficos e fotos, o ex- vice presidente norte-americanoAl Gore,vencedor do Prêmio Nobel da Paz em 2007,vai argumentando,e construindo no público, a certeza de que a Terra está à beira de um colapso ecológico.Ao fim do documentário, temos a sensação de que o aquecimento global já está aí, na nossa cara, e de que precisamos reverter esse processo com a máxima urgência se quisermos salvar nosso planeta.

“Perdendo o Amanhã” (Loosing Tomorrow) de Patrick Rouxel – França – Doc. – 52 min. – Vídeo – 2005 – Produção: Christine Renaud

Sinopse: A câmera segue um orangotango através da floresta tropical da Indonésia e nos permite apreciar a biodiversidade de seuhabitat. A obra em seguida expõe a indústria madereira: as condições de trabalho da população local e a destruição da floresta tropical indonésia.

“Urubus Têm Asas” de Marcos Negrão e André Rangel – Brasil – RJ – Doc – 15 min. – Mini DV- 2007 – Produção: Marcos Negrão, Vinicius Cattani e Clarice Bertoni Produção: Enigma Filmes

Sinopse: Tudo pode ser reciclado. Muito além do lixo; idéias, ações e destinos podem ser adaptados a uma nova realidade. É assim que uma comunidade de carangueijeiros do Rio de Janeiro enfrenta os danos causados pela poluição da cidade, que dia-a-dia acaba com o mangue, sua fonte de sobrevivência. “Urubus Têm Asas” revela como as novas gerações, através de ações inspiradoras, estão modificando seu futuro. A prova de que, com cooperação e consciência ecológica, é sempre possível superar limites e alçar novos vôos.

>>>>>>>> <<<<<<<<<

“Passo a Passo” de André Meyer – Brasil – RJ – Fic – 30’ - 2007-

>>>>>>>>> <<<<<<<<

“O Ventilador e a Flor” (TheFan and The Flower) de Bill Plympton – USA – Ani – 7 min. – 35mm- 2005 – Produtor Dan O´Shannon –

Sinopse: Um romance destinado ao fracasso e não consumado entre um ventilador e uma flor magicamente gera um final de conto de fadas.

>>>>>>> <<<<<<<<

“O Assalto ao Trem Pagador” de Roberto Farias - Brasil – RJ - policial - 1962 -102 min - Elenco: Reginaldo Faria, Grande Otelo, Eliezer Gomes, Jorge Dória, Ruth de Souza, Luiza Maranhão, Helena Ignez - Roteiro:Luiz Carlos Barreto / Alinor Azevedo

Sinopse: Baseado em um fato real, o assalto ao trem de pagamentos do Banco do Brasil ocorrido em 1960, no Rio de Janeiro. É um dos filmes mais importantes do cinema brasileiro. Gangue de bandidos liderada pelo temível Tião Medonho organiza e executa um roubo a um trem (comboio) de pagamentos. Enquanto a polícia chega a suspeitar de uma quadrilha de bandidos internacionais pela ousadia do plano, os assaltantes se misturam à realidade da pobreza e da violência brasileiras.

“ Pra Frente Brasil” de Roberto Farias - Brasil – RJ – dramaElenco

>>>>>>>>>>>>>>><<<<<<<<<

dia 18 de novembro – Domingo

“O Pontal do Paranapanema” de Chico Guariba –Brasil -SP- Doc – 2005 - 52’–Betacam - Produção : Cinematográfica Superfilmes – Zita Carvalhosa

Sinopse: Um dos principais centros de conflitos pela terra no Brasil, ali estava a última grande reserva florestal de mata atlântica do interior do Estado de São Paulo. Foram mais de 100 anos de violência social e ambiental. “O Pontal do Paranapanema” conta essa história desde o início da grilagem das terras, a chegada dos pioneiros, a exploração marcada pela formação das grandes fazendas, os impactos sociais e ambientais, até as ocupações pelo movimento dos sem terra, o começo da reforma agrária e as tentativas de buscar um desenvolvimento sustentável para a região. Depois de tanta devastação, algumas feridas começam a cicatrizar, mas o futuro ainda é incerto...uma história que se repete por todo o Brasil.

•Cine’Eco – Festival Internacional de Cinema e Vídeo de Ambiente da Serra da Estrela/Portugal 2006

• Melhor Documentário na II Mostra Internacional de Cinema Ambiental

•Troféu baobá- Mostra Eco-cine Cabo Frio;

•I Mostra Nacional de Vídeos Ambientais de Vila Velha;

•VII FICA Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental de Goiás

•Melhor Vídeo Documentário no I Festival Latino-Americano de Iraquara

•Festival de Cinema de Campinas, 2005

•32ª Jornada Internacional de Cinema da bahia;

•9º Festival de Cinema, VídeoDcine de Curitiba 2005;

•Cineamazônia

“ Consumidouro” deFábio P´, Felipe Grosso, Jack Lamb e Walkir Fernandes: - Brasil – PR - Ani – 4 min. – Vídeo – 2007

Sinopse:Direto de seu mundinho particular, um cidadão comum desfruta plenamente de sua exist~encia consumista.

“Quando A Ecologia Chegou” de Pedro Novaes – Brasil – GO – Doc – 50 min. – Vídeo – 2006

Sinopse: O documentário aborda os conflitos entre áreas protegidas e comunidades locais, tendo comocenário o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás, e a Área de Proteção Ambiental de Guaraqueçaba, no Paraná.

“Bioma Cerrado 1” de Havita Rigamonti – Brasil – GO – Doc.- 3 min. -Vídeo – 200? – Produção ; MS Rubens de Souza / Moro Comunicação

Sinopse: Documentáriosobre o cerrado.Da série “ Educação Ambiental com Beleza Natural : Imagens & Reflexão”.

“ É Da Raíz” de Ângelo Lima – Brasil – GO – Doc – 12 min. Vídeo 2006

Sinopse: Uma dose. Uma raiz. Um bar. Misture tudo isso e assista com moderação. A solução dos problemas está na raíz.

“Bicho Preto Nasce Branco” de Angelo Lima – Brasil – GO – Doc – 13 min. – Vídeo – 2007

Sinopse: Voar é com os urubus. Olhar preciso. Vêm ao mundo para poder limpá-lo.

“O Vale” de João Moreira Salles e Marcos Sá Correa – doc -50’

>>>>>>>><<<<<<<<

“Tiba” de Murah Azevedo – Brasil – RJ – Doc – 15 min. – Vídeo – 2007 – Produção: Neohumano Audiovisual

Sinopse: Amanhece...a neblina se desfz... o Tibá aparece rodeado por montanhas verdejantes... a sinfonia de pássaros, outros animais e águas se harmoniza com mais um encanto, este em perfume exalado pelas flores...um delicado lembrete de um lugar mágico e de uma tribo em explícita interação com o todo. O sonho não acabou... ele só foi melhorado. Tibà em Tupi: “lugar onde muitas pessoas se encontram”, em portugues: “ Tecnologia intuitiva e Bio-Arquitetura”.

“Compassos Formigáveis”deAndré Sucato e Cristina Pinheiro – Brasil – RJ – Exp – 08:30 min. Vídeo – 2006 – Produção: André Sucato e Cristina Pinheiro

Sinopse: A intimidade cotidiana de formigueiros contados no compasso natural de diversos ritmos e sons.

Participou dos seguintes festivais: Eco Film Festival – Grécia 2007; Emirates Film Competition 2007; Cine Amazonia 2006; I MONVIA _ I Mostra de Vídeo Ambiental de Vila Velha – ES; XI Festival Brasileiro de Cinema Universitário – 2006

Prêmio: Melhor Vídeo – Juri Popular no I MONVIA – I Mostra Nacional de Vídeo Ambiental de Vila Velha/ES

“O Eremita” de André Sucato e Cristina Pinheiro – Brasil – RJ – Exp – 04:460 min. Vídeo – 2006 – Produção: André Sucato e Cristina Pinheiro

Sinopse: O naturalolhar do eremita retira da natureza quadros naturais e líricos. Um vagar pela consciência humana a um diálogo intimista com a natureza.

Participou dos seguintes festivais: Portobello Film Festival 2006 – Inglaterra ; 4ª Mostra de Vídeo Universitário de Mato Grosso; I MONVIA – I Mostra Nacional de Vídeo Ambiental de Vila Velha -/ES

“A Lua”de André Sucato e Cristina Pinheiro – Brasil – RJ – Exp – 04:460 min. Vídeo – 2006 – Produção: André Sucato e Cristina Pinheiro

Sinopse: Olhares urbanos a constituir uma lua poeticamente de uma simples luz de poste.

Participou dos seguintes festivais: Sexto Festival Internacional de Imagem na Colômbia – 2007;Portobello Film Gfestival 2006 – Inglaterra; erd Naoussa International Short Film and Video Festival; I MONVIA – I Mostra Nacional de Vídeo Ambiental de Vila Velha – ES; XI Festival Brasileiro de Cinema Universitário UFF/RJ

“O Sol”de André Sucato e Cristina Pinheiro – Brasil – RJ – Exp – 02:13 min. - Vídeo – 2005 – Produção: André Sucato e Cristina Pinheiro

Sinopse: O calor e sua dança na movimentação que mostra a força do sol.

Participou dos seguintes festivais: Sexto Festival Internacional de Imagem na Colômbia – 2007;Portobello Film Gfestival 2006 – Inglaterra; erd Naoussa International Short Film and Video Festival; I MONVIA – I Mostra Nacional de Vídeo Ambiental de Vila Velha – ES; XI Festival Brasileiro de Cinema Universitário UFF/RJ

“Leda de Arte Leda” de Daniela Gontijo – Brasil –RJ –Doc-28’- 2007

>>>>>>>>><<<<<<<<<<

“Ainda Há Pastores?” deJorge Pelicano – Portugal – Doc – 73 min. – Vídeo – 2006

Sinopse: Há lugares que quase não existem. Casais de Folgosinho nem sequer é um lugar. Perde-se no silêncio de um vale entre as mointanhas de Portugal. Em outros tempos foi um autêntico santuário de pastores. Hoje, os mais velhos vão morrendo e os novos fogem da dura sina de ser pastor.

dia 19 de novembro – 2ªfeira

“Asas da Liberdade” de Havita Rigamonti – Brasil – GO – Doc – 3 min. Vídeo – 200? – Produção Bioma Brasil

Sinopse: Imagens de uma catástrofe ambiental no litoral doBrasil e o que estamos fazendo com o ambiente natural. Dá série “ Educação Ambiental com Beleza Natural : Imagens & Reflexão”.

“ Capela do Socorro” de Pedro Gorski – Brasil – SP – Doc – 26 min – Vídeo – 2006 - Produção: Pedro Gorski e Chica Mendonça - Ver para Crer Produções

Sinopse: Nos 100 anos da Represa de Guarapiranga, o documentário conta a história da região de Capela do Socorro, da represa e dos diversos usos da água na metrópole paulistana.

“Os Últimos Caiçaras”de Fabiano Martins – Brasil – RJ – Doc – 15:00 min. – Vídeo – Produção: Bianca Vieira

Sinopse: “Os Últimos Caiçaras” é um documentário sobre os habitantes de um bairro da cidade de Cabo Frio, RJ, chamado Praia do Siqueira. Apesar do nome, o bairro é banhado pela Lagoa de Araruama, que há anos vem sendo poluída. Seus habitantes, que sempre viveram da pesca, principalmente do camarão, hoje buscam outras fontes de renda para sobreviver e sustentar suas famílias. Histórias de vidas que se confundem com a história da própria lagoa e contribuem para mostrad que toda ação do homem leva a uma reação da natureza.

“Uma Odisséia no Sertão”-

“Direto da Praia”- Programa da Série televisiva de mesmo nome,dirigido por Júlio Rodrigues e produzido pela JRC Produções Científicas e Artísticas com apoio TV São Paulo, do Núcleo São Sebastião Parque Estadual Serra do Mar/Instituto Florestal -26 min.

Sinopse: A série televisiva apresenta reportagens e documentários que tratam de comportamento, preservação ambiental e utilização sustentável das praias e entornos do Parque Estadual Serra do Mar e do Litoral Norte de São Paulo.

“Asa : Um Sonho Carioca” – de Sylvestre Campe – Brasil- Doc. - 2005 – 47’ - Produção: Nader Couri e Sylvestre Campe

Sinopse: Este é o primeiro filme a documentar o Vôo de asa delta entre a rampa da Pedra Bonita e o Cristo Redentor.Uma realidade para pouquíssimos pilotos, principalmente porque este maravilhoso vôo depende de uma conjunçãode fatores climáticos que podem acontecer menos de 20 vezes no ano.

•Melhor filme da V Mostra Internacional de Filmes de Montanha – 2005- Rio de Janeiro.

“Ou Ficar a Pátria Livre ou Morrer pelo Brasil”de Sílvio Tendler – Brasil – Doc – 50 min. – Vídeo – 2007 – Produção Caliban –

Sinopse: O Filme destrincha a história da UNE ( União Nacional dos Estudantes) através dos seus 70 anos de existência

“Pïrinop - Meu Primeiro” de Mari Corrêa e Karané Ikpeng- Brasil PE – Doc – 82’ 2006/2007 – Produção Vídeos nas Aldeias/ Zarafa Films/ TV France

Sinopse: Em 1964, os índios Ikpeng têm o 1º contato com o homem branco numa região próxima ao rio Xingu. Ameaçados em seu território pelas invasões de garimpeiros, eles são transferidos para o Parque Indígena de Xingu. Os Ikpeng relembram estes momentos e interpretam episódios que o homem branco e sua câmera não presenciaram.

•Prêmio Único de la Categoria Indígenas no IV EncuentroHispoamericano de Video Documental Independente - México 2006.

• Melhor Obra no VIII Festival Internacional de Cine y Video de los Pueblos Indígenas -México- 2006

• Grande Prêmio Documentário Etnográfico no III Amazonas Film Festival- 2006.

•Premio de Melhor Filme de Longa-Metragem do IX Festival Internacional de Cinema Ambiental- FICA

“Profeta das Águas”, de Leopoldo Nunes- Brasil – São Paulo – Doc. 85 min - Vídeo / 2006

Sinopse: Em Rubinéia, São Paulo, barranca do Rio Paraná, vive Aparecido Galdino, o Profeta das Águas. Durante a década de 70 ele passou por um episódio muito intenso: foi preso e torturado pela ditadura militar e cumpriu pena num manicômio judiciário. Além de abençoar e curar o povo das doenças, ele defendia os trabalhadores rurais contra a desapropriação de suas terras pela inundação da hidrelétrica de Ilha Solteira. Hoje, com seus dez novos filhos, ele tem o seu interesse voltado para a formação de uma Nova Geração.

Por: Divulgação