09/11/2007 Noticia AnteriorPróxima Noticia

Mostra Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental começa dia 15 em Mury

Segunda edição do Muri Cine de Nova Friburgo, vai até dia 19, em vários locais da cidade

A primeira edição do Muri Cine, em novembro do ano passado, reuniu mais de dois mil participantes em pelo menos uma das inúmeras atividades realizadas em cinco diferentes pontos do município. O evento, que teve o seu principal espaço montado sob uma tenda no centro de Mury, propiciou ao público conhecer algumas obras audiovisuais com temática ambiental que mais se destacaram internacionalmente nos últimos anos. Além dos filmes e vídeos também foram oferecidas palestras, ministradas por grandes nomes nacionais, como Leonardo Boff, Silvio Tendler, Carlos Minc e André Trigueiro, entre outros.

O Muri Cine objetiva mostrar a importância da preservação do meio ambiente e, ao mesmo tempo, sensibilizar as autoridades para a manutenção de políticas públicas em benefício da sociedade. Por se tratar de um município com grande área de Mata Atlântica preservada, Nova Friburgo começa a ganhar visibilidade também neste setor, fazendo com que o Muri Cine já seja considerado o mais importante evento do gênero no estado do Rio de Janeiro.

Este ano as exibições dos mais de 50 filmes de vários países acontecerão no amplo e confortável Hotel Vale do Luar, interligado ao Hotel Bucsky, no bairro Ponte da Saudade. As oficinas de “Animação em Stop Motion”, sob direção de Telmo Carvalho, e a de “Iniciação à linguagem cinematográfica”, ministrada por Severino Dada, serão realizadas no Chalé do Muri Cine (Rustilus), no centro de Mury. Próximo às oficinas estará o Muri Cine Sesc (caminhão-cinema do Sesc-Rio), apresentando diariamente uma programação diversificada para moradores da localidade.

Além da mostra de filmes haverá debates e mesas-redondas. Os organizadores também farão uma homenagem a um dos maiores cineastas brasileiros de todos os tempos, nascido em Nova Friburgo: o diretor Roberto Farias. Destacando-se também na programação geral do evento estarão o jornalista Villas-Bôas Corrêa, participando de mesa-redonda com o filho Marcos Sá Corrêa (jornalista, fotógrafo e ambientalista) e o neto Rafael (jornalista ambiental e advogado).

Nos próximos dias a programação já estará disponível no site www.sabormury. com.br/muricine. O Muri Cine é uma realização do Circuito Turístico Sabor Mury, com organização da Legítima Produções e coordenação de Pedro Luiz Cavalcanti. O evento conta com apoio da Prefeitura de Nova Friburgo, EMBA, Sesc/Rio, do Sebrae/RJ, Caixa Econômica Federal, governo federal, Nova Friburgo Convention Bureau e Associação Comercial de Nova Friburgo.

Por: A Voz da Serra