23/10/2007 Noticia AnteriorPróxima Noticia

Nova Friburgo vai ter Maratona do Turismo

Megaevento vai movimentar setor em Nova Friburgo de 4 a 11 de novembro

De 4 a 11 de novembro, Nova Friburgo vai divulgar suas principais belezas e atrativos turísticos com a realização da 1ª Maratona do Turismo. Iniciativa pioneira no Estado do Rio, o evento pretende promover a integração entre os agentes fomentadores do turismo no município, a população e visitantes.

Além da grande mostra da oferta turística da cidade, a Maratona do Turismo quer despertar empresários, autoridades e população para a importância do setor. Para tanto, durante todo o evento será desenvolvido um trabalho de sensibilização, através de palestras e atividades diversas, objetivando criar um movimento multiplicador de informações que possam contribuir para que Nova Friburgo seja realmente vista como um excelente e indispensável destino turístico.

EM OITO DIAS DE MARATONA,

DEZ AÇÕES PARA FAZER

DE NOVA FRIBURGO O

DESTINO CERTO DE TURISTAS

Ponto referencial da Maratona, a Tenda do Turismo abrigará uma mostra de produtos e serviços, através dos Circuitos Turísticos, cada qual dotado de características próprias e atrativos diversos. Na Tenda do Turismo haverá apresentações artísticas e culturais, exposição de fotografias e atividades que proporcionem a integração de empresários e comunidade em geral com o setor.

No Centro de Informação da Maratona (CIM) serão produzidas matérias sobre a Maratona do Turismo, tendo o site www.maratonadoturismo.com.br como base para a divulgação de todas as informações acerca do evento. As notícias serão sempre atualizadas e a equipe responsável pelo CIM se encarregará de manter os veículos de comunicação da cidade, da região e de outros estados informados sobre as ações e atividades que acontecerão ao longo dos oito dias do evento.

Nas palestras, temas relevantes serão abordados por profissionais do setor. As palestras acontecerão de segunda a sexta-feira, proferidas por convidados de renome nacional do setor turístico. Temas de grande importância para o desenvolvimento do município estarão em destaque, como o turismo enquanto fator gerador de emprego e renda e como se tornar um destino turístico de sucesso. Os locais e horários estão sendo agendados e serão divulgados em breve.

Integrar turismo e educação é uma das metas da Maratona do Turismo. Desta forma, cerca de 1.500 estudantes, entre crianças e adolescentes, assistirão a palestras de sensibilização em suas próprias escolas, proferidas por profissionais ligados ao trade turístico. Com isso, no período do evento, no mínimo 30 estabelecimentos educacionais destacarão o turismo em suas atividades extracurriculares. Mas, vale ressaltar que este projeto terá continuidade mesmo após o término da Maratona do Turismo.

Com linguagem simples e objetiva, a Cartilha do Turismo foi elaborada para levar à população informações básicas sobre os muitos atrativos turísticos, eventos e serviços dos quais Nova Friburgo dispõe.

Durante a Maratona do Turismo, voluntários estarão visitando estabelecimentos comerciais da cidade, distribuindo as cartilhas e o adesivo "Turista – aqui você é bem-vindo". Os comerciantes que aderirem à campanha e afixarem em suas lojas este adesivo, preencherão um cupom e concorrerão a prêmios.

Cem mil unidades desta cartilha serão distribuídas entre frentistas, guardas de trânsito, garçons, recepcionistas, jornaleiros, taxistas, estudantes e outros profissionais representativos dos vários segmentos que compõem a sociedade. Também dentro desta ação está prevista a premiação simbólica dos "Amigos do Turismo", uma forma singela de reconhecer o trabalho daqueles que direta ou indiretamente se relacionam com o setor turístico e muito podem contribuir para o seu crescimento.

E já que a Maratona do Turismo quer movimentar toda a cidade, foi incrementada a Gincana Circuito X Circuito. A finalidade é integrar empresários, através de dinâmicas de grupo, que valerão pontos. E vale tudo: cabo de guerra, ovo na colher e corrida de saco estão entre as atividades previstas, que serão realizadas nas instalações do Sesc. Ao final, sairá vencedor o Circuito cujos representantes, além do bom desempenho esportivo, souberem mais informações sobre os demais circuitos participantes.

Gastronomia e cultura:

fortes aliados do turismo

Nos últimos anos, o turismo cultural ganhou evidência no mundo inteiro. Por isso mesmo, durante a Maratona do Turismo informações neste sentido estarão disponibilizadas nas mesas dos restaurantes. Através da utilização de displays, a história da cidade, seus atrativos turísticos e bens culturais poderão ser facilmente conhecidos pelos clientes.

Nova Friburgo em 2018:

como ser uma cidade ainda

melhor em seus 200 anos

Como friburguenses e turistas gostariam de ver Nova Friburgo em 2018, quando o município completa 200 anos? As sugestões poderão ser deixadas em uma urna que será instalada na Praça Dermeval Barbosa Moreira. Assim, governantes e população poderão projetar futuros projetos e ações para incrementar o setor, visando à consolidação de Nova Friburgo como referência de destino turístico.

REALIZAÇÃO E APOIOS - A 1ª Maratona do Turismo é uma realização da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Turismo e Nova Friburgo Convention & Visitors Bureau. Apóiam o evento: Ministério do Turismo; TurisRio; Federação dos Conventions Bureau; Associação Comercial, Industrial e Agrícola; Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares; Associação das Colônias Friburguenses (Ascofri); Sesc; Senac; Sebrae e Conselho Municipal de Turismo.

Por: Assessoria de Imprensa