Esta matéria trata da necessidade da redução no consumo de carne vermelha.Tal hábito, além de não ser bom para a saúde, por causa do acúmulo de gordura no organismo e outras substancias, contribui decisivamente para a derrubada da floresta amazônica que vai, aos poucos, dando lugar aos bois. E além disto, há a questão da compaixão, um protesto ao enorme sofrimento a que são expostos os animais na hora do abate.
Alimentação semsofrimentoé possível: “ Os animais dividem conosco o privilégio de ter uma alma”( Pitágoras)
O filósofo grego Pitágoras, que viveu no final do séc. VIfoi o pai do vegetarianismo no Ocidente. Naquela época,as pessoas ainda não eram chamadas de vegetarianas. O argumento de Pitágoras em favor da dieta sem carne tinha três bases: veneração religiosa, saúde física e responsabilidade com o ambiente; e essas razões continuam a ser citadas ainda hoje pelas pessoas que preferem levar a vida sem comer carne.
Só após a fundação da Sociedade Vegetariana Britânica em 1847, que as pessoas passaram a ser chamadas de vegetarianas.
A mãe do vegetarianismo foiAnna Kingsford , que escreveu livros do maior valor e profundidade no campo do pensamento religioso e do vegetarianismoFoi médica e uma ardorosa opositora da vivissecção. Em seu diário, Anna escreveu que tinha uma grande ambição de mudar o mundo e que seu sofrimento com a má saúde de seu corpo era devido ao carma por seus “pecados da carne” em vidas anteriores.
Algumas religiões defendem e sugerem aos seus adeptos uma dieta vegetariana. A Igreja Adventista do sétimo dia recomenda uma dieta ovo-lacto-vegetariana, com ênfase em alimentos integrais, o Hinduísmo e todas as filosofias indianas pregam uma dieta lacto-vegetariana, os Essênios seguiam uma dieta vegetariana composta basicamente por alimentos crus e germinados.
Alimentação à custa
de muito sofrimento
O filme “ A Carne é Fraca” produzido pelo Instituto Nina Rosa (www.institutoninarosa.org.br) mostra de maneira muito realista os sofrimentosque são infringidos aos animais. Engana-se quem pensa que os animais não sentem dor. São irracionais, possuem terminações nervosas e sofrem muito com os maus-tratos a que são subordinados. Muitos animais,criados para consumo, são confinados, manipulados especificamente para o aumento de produção, através de genética, medicamentos e técnicas de manejo.O gado é marcado diversas vezes causando-lhes queimaduras de terceiro grau; os chifres são arrancados, castrações são feitas com faca sem o menor cuidado.As galinhas são criadas espremidas, em gaiolas do tamanho delas, sob luzes que ficam acesas por até 18 horas por diapara que elas não consigam dormir e possam comer mais, isso acontece para que a produção de ovos seja maior. Mesmo os animais que são criados soltos, muitas vezes, passam por algum tipo de sofrimento: vivem cheios de parasitas, passam fome e apanham bastante.
E de que maneira os animais morrem? Até chegarem à mesa do consumidor, passam por processos terríveis de tortura. O gado entra no abate um a um, os criadores mais bem aparelhados usam um revólver pneumático atordoador, mas é muito comum a marretada na cabeça, nem sempre certeira.Alguns animais, já sem força, caem, os que permanecem de pé são forçados a prosseguir, tangidos a choques elétricos. Ao final do percurso, um por um são contidos em pequenos boxes e covardemente massacrados: recebem marretadas, quantas forem necessárias, até que tombem. Os golpes lhes causam mutilações nos chifres, olhos e focinho. São então suspensos – alguns às vezes ainda vivos – por uma das patas traseiras, os músculos se rompem em virtude do grande peso dos corpos. Operários com longas facas cortam a garganta de cada animal, na veia jugular e carótida, deixando-o sangrar até a morte, pendurado de cabeça para baixo. No Brasil,este procedimento é comumente empregado no abate de bovinos. Porcos, cabras, ovelhas e outros animais são igualmente abatidos com idêntica brutalidade, mas sem o uso do atordoamento.Será que é necessário alimentar-se ao custo de tanto sofrimento?
Adeus Florestas
O meio ambiente está sendo degradado pela alta produção de animais para consumo humano.Aproximadamente 80% das áreas cultiváveis são usadas para a criação de animais. Em 1 hectare de terra podem ser plantados 22.500 kg de batatas e apenas 185 kg de carne bovina. São necessários de 20 a 30 mil litros de água para produzir 1 kg de carne, para a mesma quantia de trigo, é preciso apenas 150 litros de água.A criação de animais de corte é responsável por 90% do desmatamento de florestas tropicais. Para cada hambúrguer de carne bovina, são necessários 50 m² de área de floresta.E quem diz que come apenas frango, também é responsável pela queima das florestas, aumentando a escassez de água e o efeito estufa, já que os grãos utilizados para a alimentação desses bípedes vêm dessas áreas devastadas. Adotar uma dieta vegetariana é uma forma simples de consumir sem agredir o meio ambiente, enquanto que hábitos alimentares com predominância de comida industrializada e rica em proteína animal contribuem diretamente para um dos problemas ambientais que mais ameaçam o mundo: o aquecimento global. Além disto, alimentos naturais restauram nossa saúde e reequilibram as nossas energias.
A carne e a saúde
Segundo o médico homeopata Felipe Tourinho, todo tipo dealimento em excesso faz mal, independente do que é consumido. A carne consumida em excesso, pelo alto índice de proteínas, torna-se toxina e essa toxina interfere no sistema imunológico, a pessoa fica mais suscetível a doenças externas e as auto-imunes. Dificultando o metabolismo, pode vir a gerar uma doença chamada gota, que é causada pelo excesso de ácido úrico, podendo atingir juntas,rins e coração.Nem todas as pessoas devem seguir uma dieta vegetariana:
“ Depende do estilo de vida da pessoa. Cada pessoa tem umaalimentação adequada para si. Quem come carne, deve comer moderadamente, dando preferência ao peixe e ao frango caipira. Uma alimentação balanceada é o ideal, dando preferência a alimentos integrais e de origem orgânica. O arroz integral é um alimento muito importante, a casca, rica em fibras, é importante para o funcionamento do intestino e o gérmen possuí vitaminas e sais minerais.” - afirma Felipe Tourinho.
FelipeTourinho acrescenta que a dieta vegetariana é uma opção saudável, pois possuí uma enorme variedade de alimentos e cores. Quanto mais colorido a alimentação,mais saudável será.
Substancias não nutritivas
O site vidavegetariana.com afirma que, “mesmo a carne sendo uma rica fonte de proteína concentrada, é uma fonte muito pobre de outros elementos nutritivos como minerais, vitaminas e carboidratos.Além disso, comer carne de vaca e de outros animais é prejudicial à saúde dos seres humanos também por outra perspectiva; substâncias não-nutritivas resultantes da digestão de carne animal tendem a ser irritantes carcinogênicos.” A necessidade mínima diária de proteína, que peritos nutricionistas falamser entre setenta e noventa gramas, é facilmente preenchida com produtos lácteos e alimentos do reino vegetal. Encontramos proteína em ampla quantidade no leite, queijo, iogurte, trigo integral, milho,muitas variedades de nozes e feijões e alguns vegetais. Assim, vegetais, frutas, grãos e produtos lácteos constituem uma dieta perfeitamente balanceada. Consumir carne animal, por outro lado,resulta em proteína excessiva, que produz males do fígado, pressão sangüínea alta e endurecimento das artérias.
E para quem deseja se tornar vegetariano e está preocupado em como deixar deconsumir hambúrguer, cachorro quente, nuggets, não precisa se assustar:existemtodas essas guloseimas em versão vegetariana, e o sabor é bem parecido com o convencional.Leite condensado, creme de leite, chocolate,sorvete, achocolatado, todos esses alimentos à base de soja já estão no mercado e hoje em dia já podem ser encontrados facilmente.
Ser vegetariano envolve além de uma preocupação individual; questões ambientais, sofrimento animal, questões políticas e uma vida saudável, questões que estão presentes num simples gesto de decidir o que comer e o que não comer. Preocupar-se com o planeta e querer que ele sobreviva,depende de cada um.
Agnes Luterback
Por: ForumSec21