17/09/2007 Noticia AnteriorPróxima Noticia

Pousada Refúgio dos Falcões realiza trabalho de neutralização

O importante de ações como estas é elevar a consciência dos empresários e população deNova Friburgo, para que dêem a devida importância ao grave problema que nos envolve a todos; o efeito estufa, fator irreversível no atual momento, mas que pequenas ações amenizam e preparam o município para o futuro.

A pousada Refúgio dos Falcões, no caminho de Lumiar, em Nova Friburgo, inaugurou, no município, a prática da prevenção ao efeito estufa; a Neutralização. Os hóspedes são instruídos sobre o problema e convidados a plantarem árvores para compensarem as ações que emitem gaz carbônico, como por exemplo, a própria viagem que fizeram até chegar na pousada. O efeito estufa – causado pela emissão em excesso de dióxido de carbono ( CO2 ) – é a grande ameaça de nosso tempo e de nosso planeta.

Roberto Silveira, empresário e proprietário da Pousada Refúgio dos Falcões nos fala sobre esta iniciativa:

- “ Todos nós, sem exceção, contribuímos para a degradação do meio ambiente em que vivemos, seja no nosso dia a dia comum, ao andar de carro, ao assistir TV, a geladeira ligada o ano todo, a viagem de avião... ou através de nossos empreendimentos. Em quase todos os momentos de nossas vidas, estamos causando um déficit ambiental. No caso do CO2, de uma forma ou de outra, a grande maioria de nossas atividades causa, direta ou indiretamente, graus variados de emissão de gaz carbônico. Se cada um de nós contribui com esta poluição, cada um de nós pode e deve fazer algo para neutraliza-la.”

O fato é que realmente podemosfazer alguma coisapara neutralizar de alguma forma este déficit. E esta coisa é muito simples: PLANTAR ÁRVORES!!

Em uma viagem de carro para um final de semana, por exemplo, você estará emitindo, através da queima do combustível do automóvel, gases suficientes para tornar mais quente a temperatura do planeta.

Como empresa, neutralize seus eventos, ou a sua emissão de carbono. Essa compensação contribuirá não só com o desenvolvimento sustentável local, mas para absorção do carbono na atmosfera, equilibrando a balança ambiental. A explicação é simples: as árvores, enquanto crescem, se utilizam exatamente do carbono solto na atmosfera; ele é a matéria prima para o seu crescimento.

Para estimar a quantidade de emissões de Gases Efeito Estufa (GEE) de um evento, por exemplo, levantamos todo o consumo de energia elétrica, o consumo de gás de cozinha, de resíduos sólidos,de combustível fóssil, ocupação de hotéis durante o período do evento, emissão de CO2 por Km (para hóspedes), etc.

A partir daí, é feito um cálculo do número de árvores a serem plantadas e a identificação das espécies nativas mais adequadas ao local do plantio.

Nova Friburgo deve ser o primeiro município a neutralizar todos os seus eventos e desta forma dar início a um projeto de município sustentável. O telefone da Pousada Refúgio dos Falcões para maiores esclarecimentos é (22) 2542-1187

Por: Divulgação