17/09/2007 Noticia AnteriorPróxima Noticia

Relatório de notícias ambientais de setembro 2007

O verão no hemisfério norte tem sido abalado pelas instabilidades climáticas. As fortes chuvas provocaram enchentes na Inglaterra e na Ásia, enquanto na Grécia o calor chegou a 46 graus. No Japão em 16 de julho, dois terremotos, na costa oeste, danificaram a maior usina nuclear do mundo.

A “água” radioativa teria vazado todavia a estranha falta de repercussão do fato parece não ter alarmado os japoneses. Outro terremoto atingiu o Japão em agosto abalando a região de Okinaua, sem maiores registros.

Na China, fortíssimas chuvas, ao norte, causaram grandes inundações, atingindo 10 milhões de pessoas. Na Índia, Nepal e Bangladesh, as enchentes cobriram aldeias e destruíram a agricultura, prejudicando 23 milhões de pessoas e deixando 6 milhões de desabrigadas. Cientistas atribuem as variações climáticas ao fenômeno El Nino.

O inverno no Hemisfério Sul está marcado por novidades. Uma intensa nevasca tomou conta do Chile, enquanto a neve voltou a cair em Buenos Aires de pois de 96 anos. Também um tremor de terra de magnitude 6,1 na escala Richter foi detectado na fronteira do Acre com o Amazonas.

O presidente George Bush convocou os presidentes das nações desenvolvidas e emergentes como a Índia, Coréia do Sul, Indonésias, China e Brasil para uma reunião nos dias 27 e 28 de setembro, em Washington, quando apresentará o plano próprio de seu governo visando o controle das emissões de gases estufa. Nesta ocasião, a Assembléia Geral da Onu também estará tratando das mudanças climáticas.

Em agosto, uma comissão de cientistas participou de reunião da ONU visando mobilizar as nações para um desempenho na busca de soluções contra o aquecimento global.

A Índia vai reflorestar 50 milhões de acres com base num plantio para atenuar o derretimento das geleiras do Himalaia.

O Cepal afirma que 35% das crianças da América Latina não tem acesso a Água potável. Haiti e Bolívia apresentam a pior situação.

Em 2005, a rede Mac Donalds teve prejuízos nos negócios pela fama de usar gordura hidrogenada em seus produtos. Foi a primeira empresaa abandonar a gordura trans que enfrenta forte campanha em todo o mundo.

Londres, Cingapura e Nova Iorque já possuem pedágios em áreas de centro, medida para controlar o tráfego de veículos. A cidade de São Paulo tem um transito de 5 milhões de veículos circulando por dia, só menor do que o de Tóquio. Calcula-se que mil novos carros aparecem por dia em São Paulo.

O Brasil atingiu a marca histórica de vendas de carros. Em julho passado adquiriu-se, no Brasil, 217 mil novos veículos. As vendas em 12 meses somam 1 milhão e 300 mil carros. Aampliação das linhas de crédito tem motivado as vendas.

O Conselho Nacional de Energia aprovou dia 12 de julho a retomada das obras da usina nuclear de Angra III. Paralisada há 8 anos, o custo dos equipamentos adquiridos chegou a 33 milhões de reais.

A companhia Vale do Rio Doce aproveita a tendência mundial por Usinas Nucleares e vai investir na Austrália para explorar jazidas de urânio. No Brasil, a exploração do urânio é exclusividade do estado brasileiro.

Na pauta do Senado Federal para este semestre, está o tema das usinas nucleares. Os interesses em jogo visam a construção de mais duas usinas nucleares, uma no nordeste e outra no sul, além de Angra III.

A Universidade Federal de Sergipe instalou um núcleo especializado em energia nuclear servindo para consulta dos sergipanos. No Sergipe ocorre intensa mobilização de diversos setores afim de levar para lá a Usina Nuclear que o governo federal estaria planejando construir no nordeste.

A pequena central hidrelétrica de Santa Rosa, localizada, parte em Bom Jardim e Cordeiro, deverá estar concluída até o final do ano. O reservatório represará a água do Rio Grande, afluente do Paraíba do Sul, e inundará áreas de pastagem de Bom Jardim. Um túnel em construção, com 7,6 metros de diâmetro e 4 quilômetros de extensão ligará a tomada de água a Casa de força da usina, instalada em Cordeiro. A unidade é construída pela Engevix Engenharia, contando com 70% do financiamento do BNDS. Vai custar 110 milhões e produzirá 30 megawats de energia, suficientes para uma cidade de 500 mil habitantes. Gerará receitas da ordem de 19 milhões anuais. Está previsto o reflorestamento de áreas degradadas.

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, vetou em agosto, projeto da Câmara Municipal que instituiu a troca, pelas empresas, do uso de sacolas plásticas pelas biodegradáveis.O prefeito argumentou que não estão concluídos os estudos a respeito dos efeitos da utilização de material biodegradável nas embalagens e nos produtos acondicionados nas mesmas.

Os ambientalistas salientaram ser necessário uma nova tecnologia para a criação de plásticos neutros. Por sua vez, o governo federal aposta, agora, no plástico feito de fibra de cana. Em Petrópolis, existe uma fábrica de plástico feito de milho. A solução mais simples seria o consumidor trazer de casa a sacola de pano e recusar a embalagem de plástico.

Lei estadual obriga todo comércio de metais pesados, pilhas de celular, produtos químicos e agrotóxicos a recolherem seu lixo e embalagens, evitando que sejam depositados no meio ambiente.

O secretário estadual de meio ambiente, Carlos Minc, comemora o sucesso e a plena aceitação do funcionalismo estadual do contra-cheque feito de papel reciclado. A medida também acarretou menores custos ao governo na operação.

De Lumiar, 20 voluntários recolheram, ao longo da RJ 142, Estrada Serramar, entre Mury e Lumiar, 100 sacolas e 200 litros de lixo, no dia 25 de julho. Tiveram o cuidado de separar o papel, a lata, vidro e plásticos.

Deputado Federal propõe a criação de um cambio verde a fim de beneficiar os catadores de lixo recicláveis cadastrados. O cambio facilitaria a obtenção de horti-fruti-granjeiros aos catadores que, segundo o deputado, recebem preço baixo pelo material coletado, vendido as indústrias pelos intermediários muito mais caro.

As placas de logradouros públicos do Rio de Janeiro vão sendo substituídas aos poucos por placas feitas de reciclagem de garrafas PET. O governo municipal tem como base a redução em 15% nos custos das placas e a obtenção de maior durabilidade.

Especialistas da UFRJ, em pesquisa na Antártida, selecionaram micro-organismos capazes de eliminar óleo petrolífero derramado no mar. Entretanto, as bactérias só podem ser cultivadas em regiões muito frias, servindo, por enquanto, só ao combate do óleo poluidor dos mares antárticos.

A prefeitura do Rio de Janeiro determinou a saída de 12 postos de gasolina da orla marítima da cidade. O decreto é de 23 de março e corre o prazo de 180 dias para o fim das operações dos postos no leme, Copacabana, Ipanema e Leblon. Alega a Prefeitura o interesse paisagístico e o combate a poluição. As áreas conseguidas serão ajardinadas.

Um grupo hoteleiro do exterior ofereceu realizar o saneamento e melhorias no abastecimento de água do município de Maricá. Em troca, quer executar um empreendimento imobiliário-turístico na cidade litorânea. A FEEMA foi consultada e disponibilizou licença para 20% da área pretendida, condicionando-a a preservação do ecossistema.

Em Nova Friburgo, o IBAMA vetou um projeto de loteamento no bairro Tingly, acatando a recomendação da Secretaria do Pró-Cidade que considerou o projeto lesivo por estar localizado em Zona de Especial Interesse Ambiental - ZEIA - prevista no Plano Diretor.

Técnicos da FIOCRUZ denunciam que os 8 principais rios do Estado do Rio de Janeiro estão contaminados por agrotóxicos e por elementos químicos. Ao atingirem os mananciais, estas partículas não são filtradas nem em estações de tratamento. Isto porque estas só previnem a presença de bactérias. A única solução para evitar a contaminação está no controle destes produtos pelas empresas deste comércio e a imposições de restrições em seu uso pelas populações agrícolas.

O senado aprovou a divisão do IBAMA com a criação do Instituto Chico Mendes. O projeto, de autoria do governo, já tinha sido aprovado pela Câmara e será sancionado pelo presidente Lula.

No Brasil já são 600 mil coletores solares instalados, possibilitando esta energia alternativa. Em Israel, 80% das residências possuem coletores solares.

O governo federal anunciou, em agosto, a aplicação de 7 bilhões para o saneamento em 12 estados e distrito federal. As obras incluem a urbanização de favelas, privilegiando municípios com população acima de 150 mil habitantes. Os projetos devem ser feitos pelos municípios que, desta forma, receberão recursos do PAC.

A Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Rio quer recuperar o Rio Paraíba do Sul, principal fonte de abastecimento. Quatro estações de tratamento serão construídas na região de Itatiaia.

Uma ressaca destruiu, no final de julho, a estrada litorânea entre São João da Barra e Quissamã. Uma aldeia de pescadores foi atingida. A maré danificou toda a pista.

A devastação das florestas brasileiras é de 1,4% em terras indígenas e 19% em terras da União.

Os incêndios em florestas do Rio de Janeiro neste primeiro semestre foram 43% maiores do que no mesmo período no ano passado. Bombeiros consideram ter havido um aumento dos balões criminosos caindo sobre as florestas ressecadas pela falta de chuvas.

O fogo durou 18 horas e assim foram consumidos 100 mil metros quadrados, 90% da área florestal da Serra do Curral, em Belo Horizonte.Tendo característica de incêndio criminoso, um grupo de jovens foi visto na região de origem do fogo. Além disto, foi danificada a telefonia do lugar, impossibilitando o socorro imediato. O forte vento espalhou as chamas.

Os focos de incêndio em Unidades de Conservação de florestas nos estados de Mato Grosso, Tocantins e Bahia foram 20 mil registros no primeiro semestre. Diante deste quadro o bicho mais prejudicado foi o Tamanduá bandeira porque o animal tem dificuldade de se locomover.

Cerca de 23 milhões de dólares de um Fundo Global para o Meio Ambiente serão destinados a conservação de florestas e biodiversidade da Caatinga no nordeste brasileiro.

Uma parceria da COOPE e da Petrobrás possibilitará o plantio de 100 mil mudas de árvores nativas entre a floresta da tijuca e o Parque da Pedra Branca como compensações pelas emissões de carbono produzidas por ocasião do Pan Americano.

A Secretaria de Meio Ambiente do município do Rio de Janeiro está plantando 5 mil árvores no centro da cidade e logo após plantará 1 milhão de árvores nas encostas.

O governo federal prevê a regulamentação da mineração em terras indígenas. A decisão visa dar aos indígenas a capacitação para explorar o minério e resolver conflitos existentes, porém não agrada aos ecologistas.

Um satélite será lançado ainda este ano numa cooperação Brasil e China que permitirá monitorar a floresta amazônica. Será o segundo satélite em órbita com a mesma finalidade.

A observação sobre a Amazônia só estará completa em 2008 quando se planeja colocar em órbita um terceiro satélite exclusivo para a Amazônia, só brasileiro.

A fiscalização sobre a Amazônia tende a ser cada vez mais rigorosa. Está havendo redução no ritmo de devastação, no entanto, os números ainda são muito elevados. Até julho de 2006, no período de um ano, tinham caído 14 mil quilômetros quadrados de floresta, área equivalente a metade do Estado de Alagoas.

O volume dos prejuízos ambientais, entretanto, foi 25% menor do que o registrado em 2005.

Os números foram apresentados pela ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. Revelam que 7 dos 9 estados amazônicos reduziram o desmatamento. Roraima e Amazonas são os mais destruidores. O Pará diminuiu mas o índice permanece alto. O Estado de Mato Grosso parece ter revertido o quadro. Supõe-se que a boa tendência seja causada pela pressão internacional que o seu governador, Blairo Maggi sentiu, ele que é grande produtor de soja.

O vice governador e secretario de obras do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão disse que o ICMS verde está na Assembléia Legislativa, próximo da sua aprovação. Trará benefícios diretos para os municípios de cuidam de seu meio ambiente no Estado do Rio de Janeiro.

Boa novidade constataram pesquisadores de Santa Catarina sobre as baleias que apareceram neste ano no litoral do Estado. Foram contadas 56 baleias, número bem maior do registrado no ano passado: 11 animais. Cresce a expectativa de revitalização da espécie.

Equipamento novo com 1.100 processadores permitirá ao serviço de meteorologia nacional mais rapidez nas previsões do clima. A tecnologia possibilita uma projeção sobre o tempo, tornando-se possível, o alerta com antecedência sobre a possibilidade de chuvas fortes.

Experiência piloto na UFRJ construiu no litoral de Rio das Ostras um recife artificial para a reprodução de peixes. Para a barreira aproveitou-se tubulações de petróleo sem uso, método de reciclagem. A segunda etapa será em Cabo Frio.

No dia 21 de julho foi registrado um terremoto de 6 graus na escala Richter, no estado do acre, com epicentro na área florestal, 450 quilômetros da capital Rio Branco.

A sonda Fenix foi lançada de Cabo Canaveral, na Flórida, dia 7 de agosto em direção ao planeta Marte, ao qual chegará em 8 meses. Pousará no seu hemisfério norte para pesquisas. O pouso é a parte mais dificil da missão. Apenas 50% das sondas da NASA para marte pousaram bem, outras se perderam.

Por: ForumSec21