26/07/2007 Noticia AnteriorPróxima Noticia

Documentário debate a anulação da privatização da Vale do Rio Doce

Movimentos sociais viabilizam produção de vídeo para a campanha; em setembro, organizações farão um plebiscito sobre o tema

Juliano Domingues,

de São Paulo (SP)

Um documentário sobre o processo de privatização da Companhia Vale do Rio Doce está disponível na internet. O filme pode ser assistido no site do Youtubee está dividido em três partes intituladas “A história da Vale”, “A Campanha a Vale é nossa!” e “A Vale e a questão indígena”.

O material foi produzido por entidades, movimentos sociais e profissionais da área de áudio-visual de vários estados do país, com o objetivo de mobilizar a sociedade para o Plebiscito pela Anulação do Leilão da Vale que acontecerá em todo Brasil entre 1º e 7 de setembro. Outra função do documentário é informar, divulgar e formar interessados em participar da campanha "A Vale é nossa".

A Vale do Rio Doce foi leiloada em 1997, período em que governo do ex-presidente da República, Fernando Henrique Cardoso (PSBD), encabeçou uma política que foi responsável pela privatização de aproximadamente 70% do patrimônio nacional. A Vale, avaliada em R$ 92 bilhões, foi vendida por pouco mais de três bilhões.Atualmente, circulam na Justiça 107 ações que questionam a legalidade do leilão. O Tribunal Regional Federal de Brasília pretende apurar se houve vícios no edital de venda e se a empresa foi sub-avaliada no negócio. (RadioagenciaNP)

Por: Agencia Brasil de Fato