20/07/2007 Noticia AnteriorPróxima Noticia

Grandes shows de Preta Gil, Marina Lima, Lobão e Guilherme Arantes aquecem a Região Serrana

Pelo sexto ano consecutivo, o Sesc Rio leva para Região Serrana do estado do Rio de Janeiro uma programação teatral selecionada, com peças que se tornaram sucesso de público e crítica nos palcos cariocas.

O Festival de Inverno, que acontece entre 14 e 29 de julho, conta com 230 atrações que prometem esquentar a estação mais fria do ano. São 450 apresentações, entre shows, dança, espetáculos e exposições, pelos quatro cantos das cidades de Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo. Desde a sua primeira edição, em 2002, o Festival vem traçando um panorama da produção cultural brasileira e, hoje, é o maior evento cultural do estado. A programação é inteiramente gratuita.

Preta Gil - "PRETA"

No show, Preta Gil apresenta músicas do novo trabalho, dentre elas a faixa "Medida do Amor" que puxa o CD, "Cheiro de Amor", sucesso na voz de Maria Bethânia, "Eu você, você e eu" uma canção em ritmo de axé, que vai sacudir o publico, e músicas de compositores consagrados como Moraes Moreira, Sandra de Sá, Pedro Luiz, Adriana Calcanhoto e é claro, dos amigos Davi Moraes e Lanlan, que juntos formavam o engajado projeto Tresloucados. No repertório estarão também os sucessos do primeiro CD, como "Sinais de fogo" e"Andaraí", e ainda sucessos como "Coisinha do pai", "Barato Total", "Gatas extraordinárias" . Multifacetada, Preta produziu, ao longo dos últimos anos, diversos filmes, videoclipes, shows e eventos. Tornou-se sócia da produtora carioca Dueto, atuou em uma trama global e ganhou um programa de TV, só seu, o Caixa Preta, exibido pela Band. No entanto, sua maior realização é no palco cantando, arte que traz no DNA.

Petrópolis - Parque Municipal de Petrópolis - Estrada União e Indústria, 10.000. Itaipava (24 22452020). Sex (20). às 22h. Grátis.

Teresópolis - Praça Governador Portela s/n - Várzea, Teresópolis (21 2743 6920). Sáb (21), às 21h. Grátis.

Marina Lima -TOPO TODAS TOUR

Depois da bem-sucedida temporada do show "Primórdios", Marina Lima lançou o CD "Lá nos primórdios" no ano passado, com ótima acolhida depúblico e crítica. Agora, acaba de chegar às lojas "Marina Lima - Novelas", trazendo uma seleção de canções que ganharam fama na televisão. Até o final do ano, o DVD de "Primórdios" também será lançado. Enquanto isso, a cantora parte para uma nova turnê, em um show que mistura o repertório destes dois últimos lançamentos ("Lá nos primórdios" e "Marina Lima - Novelas"). Neste show, ela estará acompanhada de Fernando Vidal (guitarras), Dudu Trentin (teclados) e Christiano Galvão (bateria). O show tem roteiro formado por músicas de "Primórdios" ("Três", "Valeu", "Ainda é cedo", "Entre as coisas", "Vestidinho vermelho", "Nervos de aço", "$cara", "Pierrot", "Paris Dakar") e hits que marcaram a carreira da cantora ("À francesa", "Fullgás", "Nosso estranho amor", "Me chama", "Beija-flor"), entre outras surpresas. Além da nova versão de "Difícil", presente em "Lá nos primórdios" e atualmente na trilha de "Paraíso tropical". O nome desta nova turnê, "Topo Todas Tour", foi escolhido em uma promoção feita no site da cantora, com sugestões feitas pelos internautas. "Um nome engraçado, fácil, e ao mesmo tempo ousado. Esse nome permite englobar várias fases da minha careira, sem parecer ser apenas a mais recente", comenta a cantora em seu site oficial (www.marinalima.com.br).

Teresópolis - Praça Governador Portela s/n - Várzea, Teresópolis (21 2743 6920). Sex (20), às 21h. Grátis.

Petrópolis - Parque Municipal de Petrópolis - Estrada União e Indústria, 10.000. Itaipava (24 22452020). Sab (21). às 22h. Grátis.

Lobão

À beira dos 50 anos (que vai completar em outubro), o Lobão deste Acústico MTV, projeto notadamente avesso aos ruídos, continua provocando tamanho barulho. É evidente que a aura"do artista que se rendeu novamente ao sistema" é parte intrínseca do processo analítico da obra, a causadora natural da controvérsia prévia, mas quando a música entra em cena traz com ela todas as respostas (e justificativas) necessárias. Luzes acesas, músicos a postos, tudo o que parecia vício ganha ares de virtude. No palco, no centro das discussões artísticas como deve ser, Lobão é pura urgência e tensão, é a contramão da contradição, é um poeta que se exercita praticando a arte da sutileza das palavras duras e da dureza das palavras sutis: "eu sou a explosão, o exu, o anjo, o rei / o samba-sem-canção / o soberano / de toda a alegria que exista", destila na apocalítica "El Desdichado II", tema de abertura do show que tem um bocado de clássicos no set mas não se resume às confirmadas. A fase independente de Lobão (composta por três álbuns de estúdio) rendeu grandes momentos que, finalmente, estão vindo à tona. E até a fase adolescente está representada, com a gravação de "O Mistério", do Vímana (composta por Lobão, Lulu Santos e Ritchie, emoldurada pela beleza do som de um órgão hammond e do quinteto de cordas convidado para o disco). A banda de apoio é formada por: Edu Bologna e Luce nos violões, Daniel no baixo, Roberto Pollo nos teclados, Pedro Garcia na bateria e Stephane San Juan, na percussão.

Nova Friburgo - Praça das Colônias - Suspiro - Nova Friburgo. Sex. (20), às 21h. Grátis. Capacidade 1500 pessoas

Guilherme Arantes - "Guilherme Arantes ao Vivo".

Um passeio pelos quase 25 anos de carreira do artista. Neste Show, Guilherme não só apresenta alguns temas instrumental , mas principalmente revê sua trajetória de quase 25 anos, pontuada de sucessos e de músicas duradouras e personais. O roteiro completo que pode chegar a 2 horas de total empatia com um público cativo de suas composições melodiosas e de harmonias densas. Por força de sua linguagem peculiar e de sua antiga familiaridade com as tecnologias modernas, Guilherme apresenta um espetáculo único , pois nascem de suas próprias mãos desde as letras, canções, arranjos e programações. Seu piano originalíssimo é a moldura e denominador comum de todo o roteiro. Usando recursos de última geração digital, Guilherme sustenta-se totalmente em qualquer situação de público e local, sendo um dos artistas mais solicitados do mercado de Shows, pela praticidade de sua produção, compacta e de eficiência e regularidade inigualáveis . Com sua música, Guilherme propõe um novo aprendizado: aprender a cultivar o jardim que há dentro de cada um de nós e reconhecer que a vida tem um rumo certo onde estão as trilhas de ida e volta. E nessas trilhas da vida Guilherme sempre vai e volta. Volta aos anos setenta, cantando Tim Maia, volta com a batida característica dos anos 80, volta aos clássicos, como Debussy, Bussine e Ravel, volta ao piano, ao pop eletrônico, e ao romantismo escancarado: é doce ouvir as baladas de amor de Guilherme Arantes, falando da espera, da procura, da entrega e da necessidade de se querer alguém, sempre, - e para sempre. E vai em frente com a segurança da experiência.

Nova Friburgo - Praça das Colônias - Suspiro - Nova Friburgo. Sáb. (21), às 21h. Grátis. Capacidade 1500 pessoas.

Por: Divulgação SESC