08/07/2007 Noticia AnteriorPróxima Noticia

Municípios de Pernambuco recebem ações de gerenciamento de resíduos sólidos

Marcia Wonghon

Repórter da Agência Brasil

Recife - Seis municípios de Pernambuco que apresentam baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) estão sendo beneficiados com um programa de gestão de resíduos sólidos. A iniciativa começou a ser implementada no início desta semana, pela Secretaria estadual de Ciência e Tecnologia, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente.

As ações, que incluem educação ambiental da população, representam investimentos de R$ 623 mil dos governos federal e estadual.

Segundo o secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Aristides Monteiro, sem a conscientização das pessoas as medidas não terão resultados eficazes. “Na questão do lixo, éimportante a sensibilização dos moradores para melhoria da qualidade de vida de todo o município”, disse.

O Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, que está sendo concluído pelas prefeituras das cidades contempladas com o auxílio de profissionais de duas consultorias contratadas, prevê ações para melhorar o acondicionamento, coleta, transporte, tratamento e deposição do lixo, com o objetivo de proteger a saúde pública. Também estão programadas obras para construção de aterros sanitários.

As cidades favorecidas são Manari, Ibimirim, Inajá, Custódia, Sertânia e Tacaratu.

Por: Agencia Brasil