29/06/2007 Noticia AnteriorPróxima Noticia

Mudanças climáticas exigem uso eficiente da água, diz diretor da ANA

As mudanças climáticas e os impactos sobre os recursos hídricos do Brasil foram temas de debate nesta quarta-feira (27) por pesquisadores e representantes daANA - Agência Nacional de Águas.

De acordo com o diretor da agência, Benedito Braga, as mudanças climáticas trazem preocupações com relação aos regimes de chuvas no país. Para ele, é preciso que o governo e a sociedade se organizem para que a água seja administrada de forma mais eficiente.

“É importante saber compatibilizar as necessidades da indústria e da agricultura com a disponibilidade de água. Nesse sentido, é preciso fazer uma boa gestão da água, usando-a eficientemente”.

Ele informou que a ANA já desenvolve programas em que os recursos hídricos são utilizados de maneira sustentável. O Pró Água/ Semi-árido é um deles e atinge a região Nordeste e o estado de Minas Gerais.

“Esse programa está sendo realizado em parceria com o Ministério da Integração Nacional e conseguimos melhorar a oferta de água para cidades de pequeno e médio porte na região”.

Outro projeto é o Programa Despoluição de Bacias Hidrográficas (Prodes), que abrange o Sudeste do país. Por meio dele, a agência fornece parte dos recursos aos municípios da região para a construção de estações de tratamento de esgoto e melhoria da qualidade da água. Nos últimos cinco anos, foram destinados cerca de R$ 300 milhões para o projeto, que atingiu três milhões de pessoas.

Fonte: MMA ASCOM

Por: Carbono Brasil