25/06/2007 Noticia AnteriorPróxima Noticia

Médicos se unem pelo direito de escolha da homeopatia no SUS

A mobilização pelo direito de escolha da homeopatia no SUS, organizada pela ONG Homeopatia Ação Pelo Semelhante, realizada em 10 de junho, no calçadão de Copacabana,no Rio de Janeiro, na parte da manhã, coletou 1186 assinaturas para o abaixo-assinado que já soma quase 14 mil adesões.

A caminhada contou com a presença de médicos homeopatas e voluntários da ONG, que distribuíram cerca de quatro mil folhetos ao público de domingo em Copacabana.Pela primeira vez, a população encontrou médicos homeopatas lutando e convocando a população para se aliarem em favor da liberdade de opção terapêutica, para defender sua prática dos ataques que recebem e que afetam de igual modo aos usuários e simpatizantes da homeopatia.

Os médicos homeopatas Giulio Roppa, Francisco José de Freitas, Paulo Cezar Maldonado, Francisco de Oliveira Villela, Gissia Gomes Galvão, Graciela Pagliaro, Hylton Luz, Gilda Campos, Elizabete Pinto Valente, Marise Lomba, Gervásio Araujo, Milton Ungierowcz e André Luiz Ribeiro e voluntários da ONG ficaram satisfeitos com a receptividade das pessoas que doaram suas assinaturas para a campanha durante a caminhada.

O objetivo deste ato é defender a liberdade de opção terapêutica. A ONG luta para efetivar a Portaria 971, do Ministério da Saúde, criada em 2006, que instituiu a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no Sistema Único de Saúde (PNPIC), mas que até agora não saiu do papel.

Conforme o médico homeopata Hylton Luz, presidente da ONG e criador desse movimento, as próximas caminhadas serão nos bairros de Ipanema, Leblon e Flamengo e na cidade de Niterói.“Com isso, mobilizamos a população para cobrar do Ministério da Saúde a efetivação da Portaria, permitindo o acesso de todos à homeopatia no SUS”, afirma.

Hoje, a população que depende da assistência pública não tem como escolher a homeopatia como opção terapêutica. São apenas 514 médicos homeopatas trabalhando no SUS em todo país e 15 mil na iniciativa privada.

A caminhada contou com o apoio das farmácias Antiqua, Artfharma, Bem Viver, De Faria e Pinho, Gian, Homeonatural, Quintessência, Renascença e Sauer.

Quem quiser fazer parte da campanha “Homeopatia Direito de Todos”e adquirir a camiseta para a próxima caminhada deve procurar a ONG, na Rua Siqueira Campos 115, sobrado. Também pode solicitar por e-mail semelhante@semelhante.org.br ou por telefone (21) 2255-9190.

Assine o Abaixo Assinado Eletrônico www.semelhante.org.br

Para colher assinaturas e colaborar com a campanha, bastaimprimir o formulário eletrônico no site www.semelhante.org.br e encaminhar para o endereço da ONG.

Por: Divulgação