17/06/2007 Noticia AnteriorPróxima Noticia

Governo de Minas inaugura projeto pioneiro de sustentabilidade

GOVERNO DE MINAS INAUGURA PROJETO PIONEIRO DE SUSTENTABILIDADE

O Centro Mineiro de Referência em Resíduos funcionará como um núcleo de ações voltadas à preservação ambiental e ao incentivo do consumo consciente

Ontem, terça-feira (12/06/07), o Governo de Minas inaugurou o Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR) – uma proposta inédita e pioneira no país na área de gestão ambiental. Pela primeira vez, um mesmo espaço reunirá ações de apoio aos municípios sobre uso racional dos recursos naturais, atuará na capacitação profissional dirigida a jovens estudantes de escolas públicas e funcionará como núcleo irradiador de informações para que a sociedade possa contribuir com o desenvolvimento sustentável.

O Centro de Referência terá como atuação principal a formação de parcerias entre o poder público, iniciativa privada e terceiro setor para formulação e realização de projetos que estimulem o consumo consciente, a reutilização de resíduos e a reciclagem de materiais.

Localizado no bairro Esplanada, na Região Leste de Belo Horizonte, o Centro funcionará numa área total de 10 mil metros quadrados. São 4 mil metros de área construída, onde funcionarão oficinas, salas de treinamento, auditório com capacidade para 350 pessoas, sala para exposições e espaços de convivência para comunidade. O local possui, ainda,uma cozinha experimental destinada a cursos e pesquisa na área de gastronomia sobre a utilização integral dos alimentos.

As ações e os programas desenvolvidos pelo Centro de Referência estarão sob responsabilidade da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. A Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) e o Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas) atuarão como parceiros.

CONHEÇA O ESPAÇO MULTIFUNCIONAL DO CMRRE AS PRIMEIRAS AÇÕES DESENVOLVIDAS

Inventário de Resíduos

O Centro de Referência (www.cmrr.mg.gov.br) disponibilizará acesso em seu portal ao Inventário de Resíduos de Minas Gerais, projeto pioneiro na América Latina, elaborado em 2003 pelo Estado em parceria com a Universidade Federal de Lavras (Ufla). O inventário reúne informações sobre locais de disposição dos resíduos domésticos e industriais nos municípios mineiros.O acesso via portal é inédito no país. O inventário, entre outros benefícios, dará agilidade e transparência no acompanhamento das ações empreendidas pelos municípios para a correta destinação de resíduos e fim dos lixões no Estado. No CMRR haverá espaço para projeção das informações do Inventário, com a presença de técnicos da Feam para esclarecimentos.

Cozinha Experimental e oficinas de gastronomia

A Cozinha Experimental será um espaço para pesquisa e aplicação de cursos de capacitação focados no aproveitamento integral dos alimentos, ministrada pelo chefe de cozinha do Senac Minas, Alexandre Frigo. Os interessados nos cursos de capacitação aprenderão os segredos dos produtos usados na preparação da VitaSopa, uma complementação alimentar fabricada sob coordenação do Servas em parceria com entidades de classe e iniciativa privada, e distribuída para crianças em creches e idosos assistidos por instituições de longa permanência.

Oficinas Multiuso

Inicialmente, o Centro de Referência oferecerá o curso de reciclagem de papel, coordenada pela. Na oficina Multiuso será lançada oficialmente a cartilha “A evolução da Embalagem”, daartista plástica Nícia Mafra,numa parceria entre o Centro Mineiro de Referência em Resíduos e o Sindicato das Indústrias de Celulose, Papel e Papelão no Estado de Minas Gerais (SINPAPEL). A cartilha questiona o uso exagerado de embalagens e prioriza a evolução para uma nova geração de consumidores. A Cartilha será distribuída para todas as Escolas Estaduais do Estado. Nícia também será a responsável por ministrar a oficina de reciclagem de papel aberta à interessados durante o evento.

No espaço Multiuso também serão ministradas aulas de oficina de sucata focadas na criação de esculturas de borboletas, coordenadas por Tarcísio Ribeiro.

Auditório e Seminário “Resíduos: Qual a sua responsabilidade?”

O CMRR terá, também, um auditório para eventos e solenidades com 350 lugares. O primeiro evento sediado no auditório será o Seminário “Resíduos – Qual a sua responsabilidade?”, que tem inscrições abertas ao público e gratuitas. O evento vai reunir alguns dos principais especialistas do País na área de resíduos, entre eles: José Carlos Carvalho, secretário de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; Arlindo Philippi, especialista em gestão ambiental de municípios, especialista da Faculdade de Saúde Pública da USP, e Fernando Almeida, presidente do Cebds – Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável. O seminário terá como enfoque temas ligados ao gerenciamento de resíduos sólidos, de maneira a conscientizar e sensibilizar os participantes para a importância do consumo consciente, da reutilização e reciclagem de materiais. O objetivo é incentivar a participação de todos no debate sobre o tema, promovendo a articulação dos setores público, privado, terceiro setor, comunidade científica e sociedade civil na busca por soluções. Para se inscrever, os interessados devem se dirigir diretamente ao CMRR ou entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente, através do telefone(31) 3219-5061.

Exposição Bacia Hidrográfica

Exposição de painéis em ponto cruz que contam a história do trabalho de preservação ambiental no Córrego do Navio, localizado na região onde está localizado oCMRR. A idealizadora é Mércia Inês Pereira do Nascimento, coordenadora de meio ambiente e cidadania da Associação de Moradores e Amigos do bairro Pompéia (AMAP). Mércia também já publicou um livro todo ilustrado em ponto de cruz contando a história da comunidade e da preservação do Riacho.

Exposição Conexão de Materiais

A artista plástica Águida Zanol apresentará possibilidades de reutilização e reciclagem de resíduos domésticos e industriais, buscando conexões pouco exploradas entre pesquisa acadêmica, tradição cultural dos artesãos e novas tecnologias. O objetivo é mostrar que materiais alternativos, acessíveis e empregados por artesãos, podem ser utilizados em outros contextos, como na produção industrial ou em pequenas unidades produtivas sustentáveis. A exposição estará aberta ao público até setembro, no hall do Centro Mineiro de Referência em Resíduos.

Exposição Trilhas Urbanas

A IV Edição do “Trilhas Urbanas”, projeto idealizado pelo artista Tarcísio Ribeiro, compreende a instalação de esculturas de sucata pela cidade com o objetivo de construir “novos olhares” em relação aos caminhos do cotidiano. A proposta é que a arte eco-sustentável extrapole os muros do Centro Mineiro de Referência em Resíduos, indicando novos trajetos e possibilidades que estimulem a reflexão ambiental e a ação da cidadania. Será construído um caminho de esculturas de sucata percorrendo a avenida dos Andradas, desde a Praça da Estação até a portaria do CMRR. O percurso totalizará seis quilômetros. Nesse trajeto, borboletas e vaga-lumes irão trazer uma mensagem de transformação para a melhoria da qualidade de vida a partir dos projetos desenvolvidos pelo CMRR. As borboletas e vaga-lumes serão, portanto, um convite à reflexão, um convite para que a sociedade conheça um espaço inovador dedicado à construção de um “novo olhar” sobre os resíduos.

Inventário de emissão de CO2

A inauguração do CMRR contará com a elaboração de inventário de emissões de CO2 e será o primeiro evento neutro em carbono do Governo de Minas Gerais por meio do plantio de árvores. O lançamento ocorrerá no encerramento da Semana do Meio Ambiente e é uma realização da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), em parceria com o Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas)

Feira Tecnológica de Resíduos - serão 20 estandes dispostos em 12 metros quadrados na área externa do Centro. Os expositores são fabricantes de produtos reciclados e de materiais reutilizados nos segmentos de plástico, lâmpadas, pilhas, baterias, pneus e vidros. Também participam empresas criadoras de tecnologias limpas, entidades, órgãos públicos e universidades com programas e projetos relacionados ao tema. A Feira funciona de 12 a 15 de junho.

SERVIÇO

INAUGURAÇÃO DO CENTRO MINEIRO DE REFERÊNCIA EM RESÍDUOS

Governo de Minas Gerais - Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) e Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas).

Data: 12 de junho, terça-feira.

Horário: a partir das 11 horas& nbsp;

SEMINÁRIO “RESÍDUOS – QUAL A SUA RESPONSABILIDADE?”

Inscrições abertas ao público e gratuitas, realizadas no evento

Data: 13 e 14 de junho de 2007 (quarta e quinta-feira)

Horário: Das 8h30 às 17h

Local: Centro Mineiro de Referência em Resíduos – CMRR

Endereço: Rua Belém, 40 – Bairro Pompéia – BH/MG

INFORMAÇÃO PARA IMPRENSA

Agência Ambiente Global

São Paulo: Maria das Graças Rodrigues Pereira – (11) 5017-4342 / (11) 5017-4565

Belo Horizonte: Érika Pessoa – (31) 9132-2486 e (31) 3461-1270

Agência Ambiente Global - Informação para Imprensa

Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR)

Belo Horizonte: Érika Pessoa – (31) 9132-2486 e 3461-1270

São Paulo: Maria das Graças Rodrigues Pereira – (11) 5017-4342 / (11) 5017-4565

Por: Ambiente Global