02/10/2015 Noticia AnteriorPróxima Noticia

Feira de Lumiar fomenta Agricultura e Artesanato de produtores locais

A ideia é proporcionar a geração de um produto turístico que possa ser aproveitado tanto pelo friburguense como pelo turista todos os domingos.

Associação Comercial Industrial e Agrícola de Nova Friburgo

Moradores e turistas que visitarem o distrito de Lumiar, em Nova Friburgo, na região Serrana do Rio de Janeiro, já podem contar com mais um atrativo local: a Feira de Lumiar - Agricultura Familiar e Arte que tem como característica principal a venda de produtos agrícolas e artesanais produzidos pelos moradores da região. A novidade, que conta com o apoio da ACIANF (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo), em parceria com o Sebrae, o Programa Empreender, a Prefeitura Municipal de Nova Friburgo e a Ação Rural, é realizada todos os domingos, das 09h às 14h, na Ação Rural de Lumiar, localizada na Rua Guilherme Spitz, 220 (Rua do campo de futebol e do Colégio Estadual Carlos Maria Marchon). O evento é gratuito e aberto ao público.

De acordo com o presidente da ACIANF, Flávio Stern “a partir dos resultados obtidos pelo Programa Empreender com os moradores dos distritos de Lumiar e São Pedro da Serra, foi desenvolvido o projeto Feira de Lumiar que na linha de comercialização equipara-se às feiras livres incluindo pequenos produtores na perspectiva de que eles adquiram habilidade/competência para comercializar os produtos e ganharem autonomia socioeconômica. Além disso, estamos cumprindo o nosso papel que é o de aproximar os produtores com o mercado local. A nossa ideia é proporcionar a geração de um produto turístico que possa ser aproveitado tanto pelo friburguense como pelo turista todos os domingos. Queremos fomentar também o turismo interno”.

As barracas são montadas no espaço da Ação Rural de Lumiar. Confira a variedade de produtos que são comercializados no local:

- Agrícolas: fubá moído na pedra; café torrado artesanalmente; ovo caipira; verduras; legumes; cogumelos; mel e própolis, inclusive de abelhas nativas da Mata Atlântica; frutas; galinha caipira; orgânicos.

- Alimentação: bolos; tapioca; suco verde; doces e salgados;

- Ervas e Plantas: mudas; plantas ornamentais: ervas medicinais e aromáticas;

- Artesanato: brinquedos artesanais com material reciclado; tecido patchwork; bambu; artesanato com fotos da Mata Atlântica; bambumadeira; material de fibra natural e taboa; artesanato com chitão; roupas e acessórios pet;

- Fitocosméticos: utilizando matérias-primas da flora brasileira.

Acompanhe todas as novidades da feira através da página no facebook: Feira de Lumiar - Agricultura Familiar e Arte.

Por: Assessoria de Comunicação da Acianf