Você já deve ter ouvido falar dos “Superalimentos”. São alimentos do bem que possuem tantas propriedades capazes de beneficiar nosso organismo que recebem esse nome como se fossem super-heróis alimentares.
Esses alimentos estão muito próximos de nós, até talvez na sua geladeira neste exato momento. E quando eles passam a fazer parte de sua alimentação diária, podem prevenir muitas doenças, além também de proporcionar muito mais qualidade de vida do que você talvez possa imaginar.
1. Maçã com casca
A maçã é rica em fibras e ajuda consideravelmente o funcionamento do intestino, mas não é só isso. Essas mesmas fibras ajudam a combater o mau colesterol e colaboram com o processo de emagrecimento, uma vez que as próprias fibras retêm gordura que passam a ser eliminadas pelas fezes. Pesquisas ainda apontam que os polifenóis presentes nas maçãs podem ajudar a combater o câncer.
Coma uma maçã por dia e passe longe dos consultórios médicos.
Quer mais motivos para incluí-la em sua alimentação?
2. Lentilha
A lentilha é um alimento barato e uma grande fonte de proteína vegetal. Estudos apontam que a ingestão de lentilhas ajuda a reduzir inflamações, diminuir o colesterol, e acreditem, diminuir o apetite.
Você pode substituir algumas vezes as carnes por lentilha em seu cardápio semanal.
3. Nozes
Se você não é muito fã das nozes, vai passar a ser depois que souber que um estudo mostrou que um punhado de nozes possui duas vezes mais antioxidantes do que qualquer outro alimento. Esses antioxidantes são excelentes para manter a saúde do coração.
4. Aveia
A aveia é riquíssima em fibras chamadas de beta-glucana. Essas fibras ajudam a prevenir as doenças relacionadas com a obesidade (doenças cardíacas e diabetes). Estudos indicam que a ingestão de aveia de duas a quatro vezes por semana reduz consideravelmente o risco de diabetes tipo dois.
5. Agrião
O consumo de agrião cru é altamente benéfico à saúde. Atualmente, ele é mencionado como um dos primeiros alimentos que fazem parte dos superalimentos.
Pesquisas comprovam que o agrião surpreende com o índice de betacaroteno quatro vezes maior que de uma maçã, além de possuir vitamina K, responsável pela beleza e jovialidade da pele. Se não bastassem todos esses benefícios, ele ainda tem propriedades que atuam no combate ao câncer.
6. Azeite de Oliva
Também conhecido antigamente como “ouro líquido”, o azeite de oliva possui propriedades que previnem o câncer. Pesquisas recentes mostraram que além de fornecer o colesterol bom para o organismo, ele ajuda na prevenção de doenças coronárias e na redução da obesidade.
7. Tomate
O tomate é rico em licopeno, um antioxidante que atua fortemente na prevenção de doenças cardiovasculares. Ao contrário de outros alimentos que precisam ser consumidos em sua forma natural, cru, o tomate quando aquecido produz uma quantidade ainda maior desse antioxidante.
Além disso, estudos comprovaram que o consumo de 10 porções de tomates por semana influi diretamente na diminuição de casos de câncer de próstata e câncer de mama na pós-menopausa.
Pensando nesses superalimentos, você pode mudar seus hábitos alimentares e fornecer saúde à mesa para toda a sua família.
Por: Texto retirado do site: http://www.familia.com.br