23/12/2014 Noticia AnteriorPróxima Noticia

Menos burocracia e mais economia

Já pensou em como resolver seus conflitos de modo a evitar longos e exaustivos processos jurídicos que abarrotam o sistema judiciário? A Mediação é um meio de resolução de conflitos onde um terceiro, neutro e imparcial, modera a comunicação entre os interessados na busca de um acordo satisfatório.

Diferentemente das decisões realizadas nos tribunais, em que o juiz determina o que será feito e ambas as partes são obrigadas a cumprir a determinação, na mediação de conflitos as partes orientadas por um mediador só chegam a resolução do problema quando ambos estiverem satisfeitos e de pleno acordo.

Antes de ter a aceitação dos dias de hoje a Mediação foi utilizada com maior frequência em conflitos entre indivíduos, para mais tarde passar a se tornar mais popular no ambiente empresarial. Foi desenvolvida, tal como conhecemos hoje, na segunda metade do século XX, nos Estados Unidos e no Brasil, e a partir da década de noventa, surgiram entidades voltadas para a prática e sistematização da teoria da mediação, que passou também a ser estudada em algumas instituições de ensino superior.

Com o passar dos anos este método se expandiu e passou a fazer parte de disputas públicas e a solucionar questões durante processos judiciais. Assim, os mediadores passaram cada vez mais a lidar com diversos assuntos, o que lhes propiciou adquirir experiência, permitindo-lhes estabelecer regras e formas mais específicas, aprimorando a prática da mediação.

Essa alternativa pode ser encontrada através da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo (Acianf), que em parceria com a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Rio de Janeiro (Facerj) e o Sebrae disponibilizam ao público uma melhor solução para resolver seus conflitos.

A Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem da cidade de Nova Friburgo, situada na subsede da Acianf na Ponte da Saudade (lojas 148 e 149 do Shopping Serra Verde) é uma solução eficaz para a resolução de conflitos. Para o presidente da Associação Comercial, Flávio Stern, um dos pontos principais da mediação é obter uma resolução rápida dos conflitos, “A Câmara de Mediação é uma solução rápida, econômica e não burocrática, que vai atender principalmente os conflitos entre consumidor e fornecedor”.

Para mais informações e agendamento de mediação na Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem de Nova Friburgo, entre em contato pelo telefone (22) 2522-1145.

Por: Assessoria de Imprensa da Acianf