18/11/2014 Noticia AnteriorPróxima Noticia

A Importância das startups para o desenvolvimento regional

"As Startups são conhecidas como sendo pequenas empresas em seu período inicial. Também podem ser entendidas como empresas com custos de manutenção muito baixos, mas que conseguem crescer rapidamente e gerar lucros cada vez maiores."

De acordo com o Indicador Serasa Experian, somente no primeiro semestre de 2014 foram criadas 162.781 novas empresas no país. E apenas em 2012 as startups movimentaram quase 2 bilhões de reais. Diversos desenvolvedores e empreendedores estão lançando startups criativas e inovadoras com profissionais engajados que não possuem medo de arriscar, caminhando rumo ao avanço da tecnologia para diversos segmentos.

Startups são conhecidas como sendo pequenas empresas em seu período inicial. Também podem ser entendidas como empresas com custos de manutenção muito baixos, mas que conseguem crescer rapidamente e gerar lucros cada vez maiores. Mas há uma definição mais atual, que parece satisfazer a diversos empreendedores da área: uma startup é um grupo de pessoas à procura de um modelo de negócios repetível e escalável, trabalhando em condições de extrema incerteza.

Pensando nesse modelo de negócio, o grupo do núcleo setorial do Programa Empreender, que se reúne na sede da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo (Acianf), tem buscado capacitar os empreendedores do setor de tecnologia em Nova Friburgo. Foi realizado o treinamento do Programa Sebrae StartupRJ, que geralmente é realizado no Rio de Janeiro, mas que foi trazido com exclusividade para Nova Friburgo; Foram convidados a participar da Semana Nacional de Tecnologia, que ocorreu na cidade nos últimos dias 13 a 19 de outubro e estão fazendo as inscrições dos interessados no evento Startup Weekend.

Este evento é promovido pela UP Global, uma organização sem fins lucrativos dedicada ao fomento do empreendedorismo, que escolheu o Brasil para abrir seu escritório este ano. O evento já impactou mais de 123 mil pessoas em todo o mundo. Foram mais de 1.500 eventos realizados até hoje em mais de 650 cidades em 119 países. No Brasil, foram 47 Startup Weekend entre 2011 e 2013 em 20 locais diferentes. Para 2014 a meta dos organizadores é promover 50 eventos em 30 cidades.

As inscrições para o evento Startup Weekend podem ser feitas pelo site: www.serradosilicio.com.br .

Por: Assessoria de Imprensa da Acianf