26/07/2014 Noticia AnteriorPróxima Noticia

Acianf lança o Programa Empreender

O Programa Empreender é uma ferramenta para o desenvolvimento e fortalecimento das micro e pequenas empresas, através do associativismo. Quando empresas de uma mesma região ou setor unem forças para ganhos mútuos, elas conseguem acesso a recursos inesperados e soluções práticas para seus problemas. Supostos rivais se tornam aliados na busca por novos mercados, tecnologias, capacitações e aquisições coletivas.

Com a utilização do método Metaplan, desenvolvido na Alemanha, todas as questões levantadas pelo grupo são organizadas de maneira clara por um consultor que, diferentemente de outros programas, apenas media as discussões e organiza o que foi levantado e decidido pelo coletivo, dando chance para que todos possam expressar seu ponto de vista sobre cada etapa discutida. Como forma de criar novas lideranças, fica a cargo dos empresários participantes discutirem os problemas e promoverem as medidas necessárias para resolvê-los.

Atualmente cinco localidades estão sendo contempladas pelo Empreender através da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo (Acianf): Centro, Conselheiro Paulino, Ponte da Saudade, Lumiar e Olaria. Destas, apenas o grupo do Centro é setorial - voltado para a área de Tecnologia da Informação (TI). Vale ressaltar que o grupo está tentando ampliar o número de participantes e já conta com diversas ações, parcerias e projetos que visam desde identificar jovens talentos à elaboração de estratégias visando soluções para o mercado.

As outras unidades, a princípio, são classificadas como núcleos territoriais e já vem trabalhando em prol de melhorias. Conselheiro Paulino, por exemplo, vem se reunindo com a Autran em busca de soluções para o trânsito local, inclusive já conseguindo a presença de um agente para fiscalizar as irregularidades no Distrito. Além disso, os empresários da área cogitam realizar uma Feira da Promoção para promover o comércio local e a realização de cursos abordando conceitos de custos, despesas e investimentos; ponto de equilíbrio e formação do preço de venda.

Quem se interessar em participar ou iniciar um grupo setorial, basta entrar em contato com a Acianf em algum de nossos postos:

Centro – Av. Alberto Braune, 111, sobrado. Tel.: 2522-1145.

Olaria – Rua Dr. Jorge El-Jaick, 25, sobreloja 06. Tel.: 2522-0588.

Ponte da Saudade – Shopping Serraverde – Tel.: 2523-0666.

Conselheiro Paulino – Rua Luiza Sobrinho Knust, 65, loja 01. Tel.: 2527-2410.

Lumiar – Rua Sete de Setembro, 127. Tel.: 2542-4491.

Por: Assessoria de Imprensa da Acianf