02/07/2014 Noticia AnteriorPróxima Noticia

ACIANF: Programa Empreender, uma forma de mudar realidades

Uma empresa de micro ou pequeno porte não está incólume às adversidades de um mundo globalizado, pelo contrário, ela deve estar sempre buscando alternativas caso queira perdurar. Tendo em vista que de cada 100 empresas abertas no Brasil, cerca de 48 encerram suas atividades em apenas três anos (IBGE 2010), a Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo (Acianf) começou a investir no que parece ser uma grande solução para o problema – o associativismo – que será trabalhado na cidade através do Programa Empreender.

O associativismo é uma ferramenta vital para que uma comunidade ou setor saia do anonimato e passe a ter uma maior expressão social, política, ambiental e econômica. Ele é um fruto da luta pela sobrevivência onde o poder de um grupo sobrepõe o de um indivíduo, um imperativo para que haja uma melhora igualitária na qualidade de vida das pessoas envolvidas. Desta forma, o Programa Empreender surgiu justamente para organizar grupos de empreendedores e empresários de um determinado segmento ou região de modo que eles possam se comunicar, identificar prioridades, traçar estratégias, realizar compras coletivas, cobrar ações do poder público, além de buscarem outros benefícios que atendam a todos igualmente, fomentando assim, a competitividade do grupo no mercado nacional e internacional.

O Programa Empreender segue uma metodologia criada na Alemanha logo após a 2ª Guerra Mundial e que vem logrando êxito em diversas cidades brasileiras desde que foi adotado em Santa Cantarina, no começo da década de 90. Em Nova Friburgo o programa já teve sucesso com o Grupo de Reparadores Automotivos (GRAF), o grupo das artesãs (CRIATIVOS) e o setor de farmácias de manipulação. Atualmente o Empreender passa por um momento de revitalização com a formação de novos grupos e metas, com destaque para o Núcleo Setorial do Centro - ligado às mídias digitais – e que está em vias de ingressar no Programa Sebrae StartupRJ. Essa iniciativa visa reunir 15 empresas com modelos de negócio em estágio inicial para que elas passem por um processo de capacitação. O curso terá a duração de três semanas e contará com atividades que incluem palestras e workshops ministrados por especialistas com experiência em atendimento a mais de dois mil empreendedores de startups em todo o Brasil, utilizando metodologias de: Business Model Generation; Costumer Development; Lean Startup e Design Thinking. Além disso, cada startup poderá ter até duas pessoas inscritas que também participarão de dois encontros empresariais particulares, com duração de duas horas cada, em dias úteis da semana. Sete empresas já estão inscritas e apenas aguardam o fechamento da turma para começarem o treinamento (que geralmente é realizado no Rio de Janeiro, mas que será trazido com exclusividade para Nova Friburgo).

Contudo, além do Centro, as subsedes da Acianf em Olaria, Conselheiro Paulino, Lumiar e Ponte da Saudade, também estão sendo contempladas pelo Programa Empreender nos chamados Núcleos Territoriais. Nesse momento esses grupos vem promovendo reuniões entre os empresários e moradores para que estes possam identificar os problemas e os pontos fortes de cada localidade. O intuito é elaborar demandas e promover ações que possam eliminar os empecilhos existentes e aprimorar os setores que trazem um maior benefício para todos. Lumiar, por exemplo, está preocupada no momento com a melhoria na coleta de lixo e com a ampliação das atividades turísticas e agrícolas da região. O grupo vem dialogando com autoridades municipais e representantes da EBMA para tentarem contornar alguns problemas corriqueiros.

O objetivo final do Empreender é estruturar bem cada um desses grupos existentes para que eles possam progredir de maneira autônoma, fortalecendo assim o espírito cívico das pessoas, em detrimento ao conformismo e dependência externa - tão comuns hoje em dia.

As subsedes da Acianf ficam no:

Centro - Av. Alberto Braune, 111, sobrado. Tel.: 2522-1145.

Olaria - Rua Dr. Jorge El-Jaick, 25, sobreloja 06. Tel.: 2522-0588.

Conselheiro Paulino – Rua Luiza Sobrinho Knust, 65, loja 01. Tel.: 2527-2410.

Lumiar – Rua Sete de Setembro, 127. Tel.: 2542-4491.

Ponte da Saudade – Shopping Serra Verde, loja 148 e 149. Tel.: 2523-0666.

Por: Assessoria de Imprensa da ACIANF - Texto de Alfredo Nader