20/05/2014 Noticia AnteriorPróxima Noticia

Programa Empreender pretende melhorar a qualidade do negócio e a renda dos participantes

Após uma semana de apresentações nas subsedes da Acianf na Ponte da Saudade, Conselheiro Paulino, Lumiar e Olaria, respectivamente, o Programa Empreender segue para sua segunda fase. Embora ainda não seja tarde para outras pessoas participarem, nesse momento — após a apresentação do que é o Empreender — já se pretende que sejam promovidas reuniões voltadas para a captação das demandas e prioridades de cada região citada.

O Programa Empreender segue uma metodologia criada na Alemanha, logo após a 2ª Guerra Mundial, cujo objetivo é organizar grupos de empreendedores e empresários de um determinado segmento e/ou região, de modo que possam se comunicar, identificar prioridades, traçar estratégias, cobrar ações e buscar benefícios que atendam a todos igualmente. Tudo isso acompanhados por um consultor que auxilia o grupo ao longo de reuniões periódicas, com levantamento de demandas e no planejamento de ações coletivas, mas sem assumir controle e liderança sobre o rumo a ser tomado.

Em Nova Friburgo, já houve experiências bem-sucedidas com o Grupo de Reparadores Automotivos (Graf), grupo das artesãs (Criativos) e o setor de farmácias de manipulação. Todos se beneficiaram ao perceberem que, apesar de estarem no mesmo ramo, juntos poderiam lucrar mais. Compras coletivas, ações conjuntas, treinamento padronizado de funcionários, melhoria no atendimento e na imagem do negócio e maiores chances de competitividade com outros mercados são apenas alguns dos benefícios de se formar um grupo coeso e atuante.

Segundo o proprietário da farmácia de manipulação Dose Única, João Batalha, quebrar as barreiras de comunicação com outros empresários do seu ramo foi fundamental: "Nós não apenas percebemos que não éramos rivais, como identificamos quais eram os verdadeiros problemas que atrapalham nosso setor na cidade. E isso não só foi extremamente positivo, como também nos ajudou a formar uma visão compartilhada do futuro que queremos para o nosso ramo”, concluiu.

Ontem, 19, foi realizada reunião em Olaria, e as próximas estão marcadas para o dia 22, às 19h, em Conselheiro Paulino; 26, às 18h30, na Ponte da Saudade, e no mesmo dia, às 19h, em Lumiar.

O Programa Empreender é uma iniciativa da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Rio de Janeiro (Facerj) e do Sebrae, promovido na cidade pela Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo (Acianf). Mais informações pelo telefone (22) 2522-1145.

Por: ACIANF