10/03/2014 Noticia AnteriorPróxima Noticia

Governo do Estado compra parte das instalações da Filó e Uerj se consolida em Friburgo

O governo estadual e a reitoria da UERJ finalizaram essa semana a negociação com a diretoria da Triumph International e asseguraram a aquisição de 12 mil metros quadrados de área construída junto às instalações da tradicional Fábrica Filó, no bairro Vila Amélia, incluindo o estacionamento na entrada do complexo, para consolidação das novas instalações do seu Instituto Politécnico (IPRJ).

O diretor da unidade, professor Francisco Moura, comemorou a aquisição. “É uma coincidência feliz que a compra da sede definitiva do campus regional de Nova Friburgo se dê no ano em que o IPRJ completa 21 anos de incorporação à Uerj, atingindo assim a sua maioridade.” O diretor declarou ainda estar feliz com a ampliação do espaço: “A sede do IPRJ contará com mais dois prédios além dos que já utilizamos, e também com o estacionamento na entrada da Triumph International, representando um investimento considerável do Governo do Estado.

Por fim, o diretor agradeceu ao apoio recebido da Prefeitura local na reta final da aquisição do imóvel e pediu apoio à melhoria da infraestrutura de transportes, iluminação, pavimentação e sinalização viárias, entre outros aspectos necessários ao bom funcionamento da instituição.

Com a aquisição definitiva das novas instalações, abrem-se perspectivas para a ampliação das atividades acadêmicas e a abertura de novos cursos. No momento, a Uerj oferece graduação em engenharia mecânica e de computação; mestrado e doutorado em modelagem computacional; e mestrado em ciência e tecnologia de materiais.

A solenidade de assinatura da escritura de compra do prédio do IPRJ/Nova Friburgo, no valor de R$ 13 milhões de reais, está prevista para o dia 24 de março, segunda-feira, às 10:30, no Palácio Guanabara. A direção do campus da Uerj em Nova Friburgo suspendeu as atividades acadêmicas e administrativas do IPRJ nesta data, com o objetivo de permitir a participação de todos no Ato de formalização da compra do campus, disponibilizando ainda transporte para profissionais e alunos.

Por: A Voz da Serra