10/11/2013 Noticia AnteriorPróxima Noticia

Através da união de esforços locais , MEC garante curso de medicina em Nova Friburgo

Nova Friburgo terá uma faculdade de medicina. É o que ficou definido durante audiência do prefeito Rogério Cabral com o secretário do ministro da Educação Aloizio Mercadante, Jorge Rodrigo Araújo Messias, terça-feira, 12/11 em Brasília. O encontro para definir o pleito friburguense foi articulado pelos deputados Fernando Lopes, que esteve presente ao encontro, e o líder do PMDB na Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha.

Outras lideranças políticas friburguenses também vem articulando esta questão, entre elas, o deputado federal Glauber Braga. O objetivo de instalar um Campus Universitário no Espaço da Fábrica YPU, além do aumento da oferta de cursos da UFF em Nova Friburgo tem sido perseguidos por Glauber há alguns anos com reuniões com autoridades estaduais e federais interessadas no tema.

O aval do Ministério da Educação é mais um passo importante para a ampliação do campus universitário da Universidade Federal Fluminense (UFF) na Fábrica Ypu. O secretário executivo do Ministério da Educação, porém, ventilou a hipótese da autorização ser abrangente. No caso, permitindo que alguma instituição privada assuma o futuro curso de medicina.

“Nossa prioridade continua sendo instalar a UFF na Fábrica Ypu com novos cursos, principalmente, o de medicina. Estamos lutando por novos cursos na universidade pública”, destacou o prefeito Rogério Cabral. “Mas já está definido: Nova Friburgo terá um curso de medicina”, enfatizou.

Recentemente, o prefeito teve um encontro com outro representante do Ministério da Educação, Paulo Speller, a quem reiterou o pedido de ampliação do campus da Universidade Federal Fluminense (UFF) em Nova Friburgo. A Prefeitura também trabalha em outra frente para viabilizar a UFF na Fábrica Ypu: o governo municipal encaminhará à Câmara de Vereadores o projeto de lei no qual anistia dívidas de cerca de R$2,4 milhões da fábrica inscritas no cadastro de inadimplentes da Prefeitura. A continuidade do processo só será possível caso isso ocorra.

“Estamos buscando todos os caminhos possíveis para instalar a UFF na Fábrica Ypu. Não estamos medindo esforços já que a ampliação da universidade, com novos cursos, beneficia Nova Friburgo e também outros 12 municípios da nossa região. Já temos o aval do Ministério Saúde para implantar o curso de medicina, mas a decisão de levar a UFF para a Fábrica Ypu é do Ministério da Educação”, disse o prefeito na ocasião. (com informações da Sec de Comunicação de Nova Friburgo e do Site do Dep. Glauber)

Por: Jornal ForumSec21 com informações da Sec de Comunicação de Nova Friburgo e do Site do Dep. Glauber