02/05/2013 Noticia AnteriorPróxima Noticia

Confira as notícias de São Pedro da Serra em Nova Friburgo.

A Casa dos Saberes promoveu no dia 20 de abril na Escola Estadual José Martins da Costa, em São Pedro da Serra, uma oficina produzida pelo agrônomo Alexandre Gollo, representando a cooperativa CEDRO do Rio de Janeiro. A iniciativa teve como objetivo a implantação do Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE - que prevê a aquisição de produtos da agricultura familiar local para a merenda de alunos.

A Casa dos Saberes tem reuniões semanais aberta à população visando a disseminação de práticas sustentáveis. Nas sextas feiras aborda as temáticas sócio ambientais e culturais. Nas quartas feiras, de 19 às 21 horas, o importante é conhecer o direito do consumidor e as responsabilidades dos fornecedores com base no Código de Defesa do Consumidor. As mulheres podem conversar sobre as suas dificuldades pessoais com as psicólogas Margareth Coelho e Mariane Elliot nas terças feiras, das 19:30 às 21 horas. Todas as atividades são gratuitas.

O uso do agrotóxico está diminuindo mas ainda atinge 30% da produção agrícola de SPS. A Couve Flor é a verdura mais cultivada na região. Como medida a curto prazo, está a criação de uma feira para oferecer os produtos agrícolas para os moradores.

Os dados foram obtidos numa pesquisa feita por Reinaldo Queiroz e Juliano Palm com agricultores, pousadeiros e comerciantes do 7 distrito. Teve o apoio da UFRJ e foi apresentada no dia 8 de abril em reunião de agricultores familiares da AFASPS. Mostrou, por exemplo, que a produção de Couve Flor, Banana, Inhame, Aipim, Batata Doce e Tomate acaba completando o ciclo de ser vendida ao CEASA e depois readquirida pelos comerciantes de SPS, quando poderia ser oferecida numa feira local. Tal proposta precisa de autorização da PMNF e da participação dos agricultores para ser colocada em prática.

A atividade musical em SPS, em bares e restaurantes, vai de sexta a domingo. O Bar Mistura Certa tem shows na noite de sexta feira, sábado e domingo com bandas diversas. ótima a música, qualidade, excelente atendimento; um sucesso total o bar dirigido pelo Nelson e Lila.

Aos sábados há eventos musicais na Pizzaria Toca da Onça, no Zuhause, bar situado no Cassino Serrano e também no Restaurante Rosa dos Ventos, da Mariza, com intérpretes de MPB, oferecendo boa música e ótima gastronomia.

No dia 13/4, no Espaço Cultural São Pedro da Serra foi possível o público conhecer o virtuosismo do músico Novelli, compositor e parceiro de Taiguara, Lo Borges e Cacaso, entre outros. Nesta apresentação, ele fez dupla com o cantor e compositor Caye Milfont, levando canções de sua autoria, consagradas na voz de Milton Nascimento.

O Show da cantora e compositora Luhli, no dia 20 de abril, foi ao lado do músico Maurício Barreto, lembrando sucessos de sua parceria com Lucinda, além de canções inéditas. A cada último sábado do mês, no ECSPS, ocorre o baile com os sanfoneiros da Serra. No dia 27 de abril tem violão e sanfona.

A Associação de Moradores de São Pedro da Serra - AMASPS - protocolou ofício no Ministério Público, solicitando a volta de uma ambulância com UTI retirada do distrito pela Prefeitura. A ambulância foi uma doação do COTERJ a SPS em agosto de 2010.

A iluminação nas estradas vicinais de São Pedro da Serra há muito carece de manutenção, tendo inúmeros postes com lâmpadas queimadas. Quanto ao aumento da quantidade de lixeiras na localidade, é dever da prefeitura com o turista e a própria comunidade que apela para ter onde depositar o lixo.

Por: ForumSec21