25/03/2013 Noticia AnteriorPróxima Noticia

Aliança Francesa de Nova Friburgo: um verdadeiro orgulho para todos os friburguenses.

Por mais de 3 décadas a Aliança Francesa vem presenteando Nova Friburgo com as riquezas da cultura e da língua francesa, estreitando os laços entre a cidade, a França e a Suíça e ampliando os horizontes de friburguenses e estrangeiros.

*Bernardo Fonseca

Ao longo de nossas vidas alguns lugares deixam marcas ou ocupam um local especial entre as boas lembranças e as memórias de momentos agradáveis. Assim é na Aliança Francesa de Nova Friburgo. Um lugar de muito aprendizado, que vai muito além de uma escola de idioma.

A história da Aliança Francesa remonta ao final do século XIX, quando foi fundada no ano de 1883, em Paris, como uma associação sem fins lucrativos, cujo objetivo seria difundir a língua e a cultura francesa pelo mundo. Dentre seus fundadores estiveram grandes personalidades francesas como o cientista Louis Pasteur e o escritor Júlio Verne. Iniciou suas atividades no Brasil já em 1885, na cidade do Rio de Janeiro, apenas dois anos depois de sua fundação. Desde então, a Aliança cresceu exponencialmente, aumentando sua presença por todo o país e também pelo mundo.

Língua Francesa está na alma de Nova Friburgo

Nova Friburgo possui a língua francesa em sua alma e história, pois era o idioma falado pelos imigrantes suíços que colonizaram a cidade. E foi após um encontro de descendentes desses imigrantes, ocorrido no final dos anos 70, que o então vereador Benício Valladares, na esperança de resgatar o ensino do idioma na cidade, pediu ao Consulado da França no Brasil que mandasse algum professor da Aliança Francesa do Rio para o município.

A trajetória da Aliança em Friburgo então começou a se desenvolver a partir da chegada da professora francesa Annette Bordage Bessa, enviada pelo Consulado, que estabeleceu na cidade um centro correspondente da Aliança.As aulas ocorriam na Faculdade de Filosofia Santa Doroteia e no Colégio Cêfel e ao longo de 16 anos o curso recebeu novos professores, cresceu e ganhou notoriedade na cidade até, finalmente, se transformar, em dezembro de 1994, na Aliança Francesa de Nova Friburgo. Hoje conta com mais de 200 alunos e é gerida por uma associação formada principalmente por ex-alunos, atualmente composta por cerca de 60 associados.

Mergulhando num mundo de cultura e de conhecimento

Estudar francês na Aliança Francesa de Nova Friburgo significa muito mais do que apenas aprender um idioma, é mergulhar num mundo de cultura e de conhecimento. A começar pelo clima descontraído e o ambiente agradável que faz com que todos se sintam em casa. Alinhado a isto, a paixão de seus professores, de seus associados e de seus alunos dá o ar especial que a caracterizam. Não é a toa que muitos alunos frequentam sua sede fora dos horários de aula.

Os intercâmbios e viagens culturais são um grande diferencial

Uma das características mais marcantes está nos intercâmbios linguísticos e culturais que são realizados ano a ano e que permitem aos alunos ampliarem seus conhecimentos e, de acordo com a própria Annette, se transformarem em pessoas mais tolerantes. Tiveram início em 1999, quando 15 alunos viajaram para Fribourg, na Suíça, permanecendo durante 3 semanas em casas de família, seguido de uma viagem de 1 semana à Paris. Desde então, 116 jovens participaram dos intercâmbios na França e na Suíça e também outros 200 jovens estrangeiros foram recebidos em casas de famílias friburguenses.

Outra tradição são as viagens culturais, organizadas por Annette e abertas a qualquer pessoa que queira participar. As viagens já levaram centenas de pessoas a diversos países europeus e ao Canadá nos últimos 13 anos. A Aliança também possui parceria com comércios e fábricas locais para viabilizar o estágio de diversos jovens intercambistas que são recebidos pelas famílias dos alunos. Da mesma forma são recebidos universitários franceses para estagiarem como professores durante um certo período de tempo.

Ao longo dos anos a associação vem desenvolvendo diversas atividades culturais e educativas na cidade. Recentemente a Aliança trouxe o Festival Varilux de Cinema Francês, que exibiu durante duas semanas diversos filmes franceses dos mais variados títulos, desde filmes fora de circuito e mais alternativos à filmes mais comerciais e populares.

Diversas festas ocorrem todos os anos, como a festa junina e da música, sempre abertas a comunidade. O coral Allons Chanter, conta com mais de 20 vozes femininas sob a direção do maestro Alfredo José Monteiro da Cunha e desde 2001 vem interpretando grandes clássicos da música brasileira e francesa, encantando e musicando os eventos da Aliança, tendo inclusive já se apresentado na cidade do Rio de Janeiro.

São 35 anos presenteando Nova Friburgo com as riquezas da cultura e da língua francesa, estreitando os laços entre a cidade, a França e a Suíça e ampliando os horizontes de friburguenses e estrangeiros. Sem dúvida, um verdadeiro orgulho para a cidade.

Para quem quiser conhecer, a Aliança Francesa está sediada na Rua Carlos Alberto Braune (final da Rua Monte Líbano), nº 11, Centro de Nova Friburgo. O contato pode ser feito através do telefone (22) 2522-8789 ou através do e-mail alliance@netflash.com.br.

*Bernardo Fonseca é estudante de Comunicação Social na Universidade Estácio de Sá - fonsecb@gmail.com

Por: ForumSec21