15/05/2012 Noticia AnteriorPróxima Noticia

Instituto Ráshuah oferece curso de introdução à Meditação

Em tempos tão complexos e dificeis, a meditação vai se transformando numa maneira de criarmos um equilíbrio interior, tanto através do auto conhecimento que promove sobre as emoções que nos incomodam como também através do relaxamento e da paz que é capaz de nos proporcionar quando praticada com constância e disciplina. Uma das opções para o aprendizado da meditação em Nova Friburgo é o Instituto Ráshuah, que há 20 anos oferece cursos para que as pessoas se introduzam nesta prática milenar.

O ensino da meditação é a proposta do Instituto Ráshuah do Brasil, entidade sediada no Rio de Janeiro há mais de 20 anos e que abriu duas novas unidades aqui em Nova Friburgo: uma no centro da cidade, para consultas e cursos, e outra em Lumiar, para retiros — um belo sítio com cachoeira e muito verde. Sem fins lucrativos, o instituto se mantém através da doação de parte da renda das consultas e cursos ministrados pelos profissionais e terapeutas. O trabalho desenvolvido pela entidade tem o intuito de beneficiar pessoas de todas as faixas etárias, de várias crenças e com diferentes histórias de vida.

Em uma época tão conturbada como a que vivemos, quando problemas cotidianos põem em risco relacionamentos e a saúde de todos, a busca por equilíbrio e bom convívio entre as pessoas (e entre pessoas e seu meio ambiente) é cada vez maior. Portanto, encontrar-se em um local onde haja integração, acolhimento,respeito - e, por que não dizer, amor - é algo muito valioso em nossos dias. E é este clima de harmonia e amor entre as pessoas, que se percebe quando se adentra o ambiente do instituto.

As técnicas de meditação e terapia Ráshuah são exclusivas e foram desenvolvidas visando a me-lhoria da qualidade de vida de pessoas que, por viverem em grandes centros urbanos (Nova Friburgo não está longe disso), estão sujeitas a sintomas do estresse físico e mental.

O ponto forte das técnicas Ráshuah - e que vem agradando e trazendo cada vez mais frequentadores - é que, além de serem simples, para serem colocadas em prática, ou seja, para aprender a meditar, ninguém precisa seguir qualquer linha filosófica oriental, por exemplo, ou sentar-se em posições que podem ser desconfortáveis, tampouco mudar sua orientação espiritual ou religiosa. O objetivo principal das técnicas de meditação Ráshuah é o autoconhecimento, o aluno recebe ferramentas para que ele próprio possa fazer a transformação de padrões emocio-nais e mentais negativos .

Dessa forma, o aluno e torna seu próprio terapeuta, pois começa a perceber e entender seus processos emocionais e comportamentais e transformá-los em experiências mais afirmativas, leves e realizadoras.

Como as técnicas desenvolvidas pelo instituto prezam pela simplicidade, é possível a qualquer praticante fazer esta leitura de seu estado emocional e mental e detectar possíveis pensamentos negativos e bloqueios físicos que estejam dificultando sua realização pessoal ou até mesmo causando males físicos. Uma vez detectados os eventuais problemas ou dificuldades, o praticante pode então passar a trabalhar, através do método aprendido e da grande quantidade de informações que recebe, para sua transformação.

Vida corrida e um tempo para nós mesmos

Entre um compromisso e outro sobra pouco tempo para descansar, e os momentos de lazer e diversão são cada vez mais escassos. Pensar em si mesmo e nas necessidades interiores, então, é uma tarefa quase impossível de encaixar na agenda sempre lotada do dia a dia. A verdade é que muitas vezes, sem perceber, estamos vivendo no “piloto automático”, e nem sempre o caminho pelo qual estamos nos conduzindo é satisfatório. Diante disso, o que fazer quando nos damos conta de que fomos deixando o barco correr e não estamos contentes com as águas em que estamos navegando?

Uma solução pode ser voltar os olhos para dentro e buscar a chamada “fonte criativa” que existe em cada um de nós. Ela consiste em uma inteligência intuitiva interior e, segundo alguns autores, trata-se da parte verdadeiramente sábia de nós, capaz de condu-zir nossas vidas satisfatoriamente. Em outras palavras, esta fonte sabe o que é bom ou não para nós. É ela quem mostra o caminho a seguir.

Uma das técnicas disponíveis é a meditação Rashuah

Os principais fundamentos e ferramentas do Ráshuah foram desenvolvidos por Vera Calvet, psicoterapeuta, palestrante, escritora e facilitadora em meditação. Sua intenção foi a de criar técnicas que se adaptassem à forma de vida ocidental, para as pessoas que vivem em centros urbanos e, portanto, sujeitas ao estresse e aos sintomas do ritmo corrido do dia a dia.

“Eu tinha em mente desenvolver técnicas simples, fáceis, rápidas e eficientes, que promovessem o entendimento pessoal do praticante a respeito de seu próprio comportamento mental e emocional, mesmo que a nível inconsciente, além de dar ferramentas ao praticante para que conseguisse promover seu próprio trabalho de reforma pessoal”, afirma ela. E para tanto, desenvolveu cinco técnicas básicas de meditação, ministradas em cinco aulas. Para Vera Calvet, a eficiência do método tem se comprovado ao longo dos vinte anos de seu trabalho.

Mas o Instituto Ráshuah do Brasil tem muito mais além dos cursos de meditação e autoconhecimento, pois oferece também diversos tipos de terapias de suporte e cursos, como, por exemplo, terapias fisicoenergéticas; massagens revigorantes e relaxantes; terapias psicoenergéticas; terapias de respiração com exercícios e movimentos suaves para o equilíbrio físico-mental-espiritual; Clube de Meditação - onde os praticantes desenvolvem suas técnicas e compartilham seus aprendizados -;Oficina de Artes e Consciência para crianças; cursos e terapias para adolescentes; pa-lestras; workshops; investigação da aptidão vocacional - enfim, uma imensa variedade de trabalhos, cursos, livros, videoaulas e terapias exclusivas, voltada para o autoconheci-mento, equilíbrio e uma vida melhor e com mais consciência acerca de si mesmo, das pessoas a sua volta e do mundo em que vive.

Além disso, através de seu site, o Instituto Ráshuah também promove um trabalho que merece destaque: a Meditação à Distância, onde o visitante pode juntar-se a grupos de todo o país e do exterior, que marcam dia e hora para meditar onde estiverem, “formando assim uma corrente de luz e amor emanada para todas as pessoas e para o planeta. E todos sabem o quanto nós e o nosso planeta precisamos disso, não é mesmo?”, constata Vera Calvet.

Para conhecer mais sobre o trabalho do Instituto Ráshuah, o site é www.rashuah.com.br. Pode-se também marcar uma aula inaugural de Meditação gratuita e sem compromisso, na nova sede do centro de Nova Friburgo, através do telefone (22) 9988-4814.

Como diz Vera em seus livros: “Você tem todo o poder de transformar seu mundo positivamente! Basta conhecer a si mesmo! Dê o primeiro passo, pois você merece conhecer e se encantar com essa criatura maravilhosa e iluminada que é você mesmo!”.

Por: ForumSec21