24/03/2012 Noticia AnteriorPróxima Noticia

ONU divulga ranking dos maiores poluidores, Brasil é sexto

China, Estados Unidos, Índia, Rússia e Japão são os líderes

A Organização das Nações Unidas apresentou na última quinta-feira (1) o ranking dos maiores emissores de gases de efeito estufa mundial. No topo da lista está a China, seguida dos Estados Unidos. O Brasil ocupa a sexta posição.

A análise foi divulgada durante a Conferência Climática da ONU, COP 17, em Durban, na África do Sul. A empresa britânica Maplecroft foi responsável pelas análises, que comprovaram que dois terços das emissões globais são provenientes apenas dos dez primeiros países da lista.

China, Estados Unidos, Índia, Rússia e Japão são os líderes. Na sequência vêm Brasil, Alemanha, Canadá, México e Irã. A grande quantidade de países emergentes nas primeiras colocações deve-se também à velocidade com que estas nações têm se desenvolvido e como isso tem multiplicado os níveis de poluição.

As medições foram feitas em megatoneladas de CO2-equivalente, que consiste na junção do gás carbônico com outros gases que armazenam calor, como o metano, emitido principalmente por causa do lixo, e o óxido nitroso. A China foi responsável por 9.441 megatoneladas de CO2e, enquanto o Brasil emitiu 1.441 megatoneladas.

O uso de combustíveis fósseis ainda é a principal causa das emissões de gases de efeito estufa. Mesmo que as energias renováveis venham ganhando espaço, o petróleo e o carvão ainda são as principais fontes em muitos países. As negociações e acordos pela redução das emissões ocorrem, no entanto o analista Chris Laws, da Maplecroft, não se mostra muito confiante de que este objetivo seja alcançado rapidamente. “É improvável que a tendência de aumento das emissões de gases de efeito estufa seja mitigada em médio e longo prazos”, declarou. Com informações do Globo Natureza.

Por: JMA- Jornal Meio Ambiente da Redação Ciclo Vivo