24/03/2012 Noticia AnteriorPróxima Noticia

Detran do RJ promete retirar das ruas veículos muito poluentes

O Detran (Departamento Estadual de Trânsito) e a Secretaria Estadual do Ambiente do Rio de Janeiro anunciaram na segunda-feira, 26 de dezembro, que os veículos que estiverem emitindo grandes volumes de gases poluentes pelas ruas da capital serão retirados de circulação a partir do dia 1º de janeiro. Os órgãos também informaram que vão dar 30 dias para que os proprietários dos automóveis se enquadrem às normas de substâncias poluidoras, antes de sofrerem a punição definitiva.

De acordo com o presidente do Detran, Fernando Avelino, os veículos novos adquiridos há cerca de dois meses, não participarão do novo sistema de fiscalização. A medida vale somente para os autos que circulam com mais frequência, como táxis e ônibus."Nós verificamos que os carros novos não apresentavam defeito algum, ou seja, é injusto o motorista que comprou o veículo em outubro ou novembro, fazer a fiscalização em janeiro ou fevereiro", justificou à Agência Brasil.

Segundo Avelino, no primeiro momento, a ação será aplicada apenas aos quase 50 mil veículos considerados mais poluidores, de acordo com estimativa do Detran. "É uma meta bastante conservadora e crescente. No ano de 2012, nós vamos continuar estudando e vamos jogar uma nova meta para 2013 e assim sucessivamente", projetou.

Por: Jornal do Meio Ambiente