16/10/2011 Noticia AnteriorPróxima Noticia

Nova Friburgo acompanhou valorosamente o movimento mundial do dia 15 de outubro

Nova Friburgo se fez presente na mobilização mundial por democracia real, contra a corrupção política e também contra as políticas econômicas norteadas pelas grandes coorporações multinacionais e bancos privados.

Em nosso município, agregou-se também outra luta não menos importante: a luta pelo engajamento real dos políticos e da população na resolução dos problemas causados pelas enchentes de janeiro, a maioria ainda não resolvidos. Fazem nove meses da tragédia e muito pouco foi feito. A população carente está completamente desassistida diante das ameaças colocadas pelas novas chuvas que se aproximam.

Manifestação friburguense iniciou-se com uma acampada na principal praça da cidade.

O movimento em Nova Friburgo, a exemplo de outras cidades em todo o mundo, iniciou-se virtualmente pelo FACEBOOK. O fato é que muitos movimentos virtuais foram criados após a tragédia de janeiro e alguns destes movimentos estiveram unidos em torno da possibilidade da organização de uma manifestação coletiva nos moldes da que foi realizada neste 15 de outubro, em 82 países e em mais de mil localidades em todo o mundo. .

Os manifestantes de Nova Friburgo, a maioria jovens sensíveis socialmente e cidadão engajados, iniciou o movimento com uma acampada na praça Getúlio Vargas, na noite do dia 14 de outubro. Com faixas, placas e muitos outros ornamentos cidadãos, dormiram na praça e ficaram todo o dia 15 interagindo com as pessoas no centro da cidade e explicando o movimento para os cidadão friburguenses.

Os principais grupos do FACEBOOK, responsáveis pelo movimento foram o “Movimento Absurdo”, o “Anonymus”, e o “Nova Friburgo em Transição”, além de outros movimentos sociais e virtuais. Para os cidadão que desejarem participar e/ou receber notícias dos movimentos, basta solicitar a inclusão neles via FACEBOOK.

Segundo os organizadores do movimento, a manifestação é só o início de algoque tende a crescer muito mais em toda a região, estado, país e no planeta como um todo.

Abaixo o manifesto aprovado em assembléia pública na Praça Getúlio Vargas, dia 15 de Outubro de 2011 durante a manifestação/acampada 15.o - Todos Juntos Somos Fortes

MANIFESTO 15.O NOVA FRIBURGO

"O que me preocupa não é nem o grito dos corruptos, dos violentos, dos desonestos, dos sem caráter, dos sem ética. O que me preocupa é o silêncio dos bons." (Martin Luther King)

...

O desastre ambiental provocado pelas chuvas torrenciais que devastaram a região serrana fluminense, em janeiro deste ano, colocou em foco na mídia mundial a situação de vulnerabilidade em que se encontram nossas cidades, em razão de um desenvolvimento urbano pautado na sobreposição de interesses privados sobre os da coletividade, trazendo à tona a urgência de reformularmos radicalmente a maneira como nos relacionamos com o nosso habitat.

Apesar das tragédias como essa repetirem-se, ano após ano, com frequência e intensidades crescentes, as ações do poder público têm se limitado a seus aspectos emergenciais, não resolvendo a questão em termos estruturais. Em Nova Friburgo e demais cidades da região serrana do Rio de Janeiro, a degradação é evidente: corrupção no uso das verbas destinadas à reconstrução pós-catástrofe, instabilidade política, ineficiência e descaso do poder público, encostas prestes a desabarem nas próximas chuvas, fábricas e lojas fechando, falta de transparência e desinformação.

No dia 11 de outubro completaram-se nove meses do maior desastre ambiental da história brasileira, deixando um rastro de destruição e desalento ainda não cicatrizados. O que irá nascer dessa gestação? A resposta depende do que seremos capazes de realizar juntos. Chegou a hora de nos unirmos para demonstrarmos que a vontade popular é soberana.

Todo momento de crise é, também, um momento de novas oportunidades e de possibilidade de correção de rumos. O que está em jogo não é apenas a construção de casas para os desabrigados, mas de repensar a cidade sob um novo enfoque, sem repetir os erros do passado, para que possamos criar uma sociedade economicamente mais justa e ambientalmente sustentável. Demandamos democracia real, melhor qualidade de vida, uso inteligente dos recursos naturais, investimentos significativos em saúde, educação, transporte coletivo de qualidade, ciclovias e, principalmente, a construção de novos bairros em áreas seguras e em harmonia com a natureza.

Estamos atravessando um momento de grandes transformações no mundo inteiro, colocando em cena a necessidade de um novo modelo de civilização, onde valores como a cooperação, a solidariedade, a justiça e a compaixão substituam a competição, o individualismo e a indiferença em relação ao próximo. Acreditamos na possibilidade de realizarmos essas mudanças, mas para isso precisamos nos unir e exercitarmos a cidadania plena. A proposta de articulação dos vários movimentos sociais de Nova Friburgo tem esse propósito fundamental. Unidos somos fortes!

Nova Friburgo, 15 de outubro de 2011.

Movimento Absurdo

Movimento Nova Friburgo em Transição

Fórum Sindical e Popular

Observatório Social de Nova Friburgo

Eccosocial da Região Serrana

Anonymous Região Serrana

Movimento 15 O

Coletivo Plural

Diálogo

Por: ForumSec21