21/05/2007 Noticia AnteriorPróxima Noticia

Procons vão orientar consumidor sobre mudança na cobrança da conta telefônica de pulso para minuto

Brasília - Nesta quarta-feira os Procons de todo o país farão um mutirão para orientar os consumidores sobre a mudança de pulso para minuto na cobrança da conta telefônica. No mutirão, cada Procon estadual irá escolher a melhor forma de esclarecer o cidadão, com a distribuição de folhetos explicativos e quiosques em locais de grande movimento. A data limite para a mudança de plano é 31 de julho.

Segundo o diretor do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), do Ministério da Justiça, Ricardo Morishita, muitos consumidores ainda têm dúvidas sobre que plano escolher, se o básico ou o alternativo.

A escolha deve ser feita de acordo com o uso do telefone, segundo Morishita. Ele explica que o plano básico vai ser bom para o consumidor que não acessa a internet discada e que fala pouco. Já para quem fala mais ao telefone e usa a internet discada, a melhor opção é o plano alternativo.

Dois meses antes da mudança, as contas telefônicas enviadas aos consumidores informarão sobre a necessidade de fazer a opção. Quem não fizer é automaticamente colocado no plano básico. Se oconsumidor escolher um plano e depois quiser mudar basta fazer o pedido à operadora.

A mudança dará maior transparência para a cobrança, de acordo com Ricardo Morishita. “O conceito é garantir transparência e informação para o consumidor”, afirmou em entrevista à Rádio Nacional. Com o nova forma de cobrança será possível também solicitar a operadora, sem custo adicional, a conta telefônica detalhada.

Yara Aquino

Repórter da Agência Brasil

Por: Agencia Brasil