03/10/2011 Noticia AnteriorPróxima Noticia

Com vistas à Rio +20, Cartilha convoca juventude a assumir iniciativas sustentáveis

Criatitude. A nova palavra mescla alguns significados para disseminar uma ideia: o cuidado com a vida na Terra. O termo, que dá nome à cartilha elaborada pelos jovens do Conselho Sinodal da Juventude Evangélica do Sínodo Rio dos Sinos (Cosije), revela conceitos fundamentais para uma ação sustentável: atitude e criatividade. A cartilha, lançada em setembro, oferece subsídios para o Mês da Missão da Juventude, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB).

A cartilha vincula o Mês da Missão ao tema do ano da IECLB: Paz na Criação de Deus, esperança e compromisso. A Criatitude – Jovens pelo cuidado com a criação será utilizada nos 18 sínodos da IECLB como instrumento de formação para os jovens. A elaboração do documento contou com a parceria da Fundação Luterana Diaconia (FLD) e da Secretaria de Formação da Secretaria Geral da Igreja.

Cada grupo sinodal e local poderá aplicá-la de acordo com as suas necessidades e realidades. A cartilha pode ser acessada virtualmente no blog Criatitude (http://criatitudejeieclb.blogspot.com), onde também serão disponibilizadas as ações desenvolvidas em diferentes regiões do país. A ideia é que o blog funcione como fonte de boas práticas e seja retroalimentadora de outras iniciativas.

De acordo com Carlos Gilberto Bock, secretário-executivo da FLD, embora o Mês da Missão da Juventude seja normalmente realizado em setembro, a discussão do tema entre os jovens deve se ampliar. "Vamos trabalhar a cartilha apontando para a Rio +20, por isso, vamos dar continuidade às discussões até o primeiro semestre do próximo ano”, explica. Uma das propostas impulsionadas pela cartilha é que os jovens reúnam recursos para participar do evento mundial.

Consumo e concentração econômica, energia, mobilidade, papel, plástico, água, agricultura, alimentos, geração de resíduos são alguns dos temas abordados no material. "Trabalhamos temas e dicas concretos para ajudar os jovens a assumir uma atitude de cuidado com a criação”, afirma Gilberto. Ele acrescenta que a proposta é que, além da reflexão, a juventude seja estimulada a desenvolver ações sustentáveis.

Gilberto Bock aponta que, embora tenha sido elaborada por organizações luteranas, a cartilha deve contemplar diferentes setores juvenis interessadas no tema. Ele revela que houve a preocupação de torná-lo um material ecumênico que servisse a diferentes organizações, por se tratar de um tema de interesse geral da sociedade. "A cartilha serve de apoio a ação protagonista dos jovens, que podem realizar novas ações em suas comunidades ou apoiar outras já existentes”, afirma.

Rio +20

A cidade do Rio de Janeiro, no Brasil, será a sede da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, em 2012. O evento ocorre vinte anos após a Eco 92, Conferência da ONU sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento. O objetivo do encontro é renovar o engajamento dos líderes mundiais com o desenvolvimento sustentável do planeta. Para tanto, serão debatidas a contribuição da "economia verde” para o desenvolvimento sustentável e a eliminação da pobreza, com foco sobre a questão da estrutura de governança internacional na área do desenvolvimento sustentável.

Para ler a cartilha ou obter mais informações: http://criatitudejeieclb.blogspot.com

Camila Maciel

Por: Adital