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Opinio pblica mundial perde interesse no aquecimento global

30/08/2011

Enquete feita com 25 mil pessoas de 51 pases indica que preocupao com as mudanas climticas est atualmente abaixo do que foi registrado em 2007, no entanto, outras questes ambientais, como poluio, ganharam importncia

Economia, trabalho, educao, criminalidade. De acordo com uma enquete realizada pelo instituto de pesquisas Nielsen, esses so assuntos que podem estar ganhando prioridade para o consumidor mundial em comparao com as mudanas climticas. Mas isso no significa que o meio ambiente tenha sido de todo esquecido; a pesquisa diz apenas que questes ambientais mais imediatas, como a poluio do ar e da gua, so o foco das atenes.

A anlise, realizada virtualmente com 25 mil pessoas de 51 pases, revelou que em relao a 2009, a preocupao com as mudanas do clima aumentou apenas 3%, subindo de 66% para 69%. No entanto, o valor est abaixo do ndice de 2007, quando a preocupao climtica era de 72%.

Segundo a pesquisa, cerca de metade (48%) dos consumidores entrevistados acredita que questes mais urgentes so a principal razo para a apatia frente s mudanas climticas, 37% creem que as alteraes no clima no esto sendo causadas pelo ser humano e 23% acham que futuras tecnologias resolvero o problema.

H muitas razes possveis para a reduo na preocupao com as mudanas climticas/aquecimento global. O foco em preocupaes imediatas como segurana no trabalho, qualidade das escolas e bem-estar econmico diminuiu a ateno da mdia para questes climticas nos ltimos dois anos, explicou Maxwell Boykoff, assessor da pesquisa e associado do Instituto de Mudanas Ambientais da Universidade de Oxford.

Em face de outras preocupaes mais urgentes, a capacidade pblica de se importar com as mudanas climticas tem sido testada. Sem a ateno contnua dada ao aquecimento global/mudanas climticas, tais preocupaes podem se esvair da conscincia coletiva pblica, acrescentou Boykoff.

Embora a reduo com a preocupao climtica tenha ocorrido em quase todos os pases, houve diferenas substanciais entre os ndices registrados de uma regio para outra. Os Estados Unidos foram os que tiveram o maior declnio na preocupao, que caiu 14%, chegando a 48%. Dos 21% de norte-americanos que dizem no se preocupar com as mudanas climticas, 63% acreditam que a natureza, e no o homem, que est causando o fenmeno.

Durante esse perodo, a Pesquisa Global Online de Confiana do Consumidor da Nielsen descobriu um crescimento na preocupao do consumidor norte-americano com a economia, o aumento do preo da gasolina e a dvida, declarou Todd Hale, vice-presidente norte-americano de percepo de consumidores e compras da Nielsen.

Para ele, a crise econmica nos EUA tambm teve um papel decisivo nos receios do consumidor. Com as preocupaes financeiras ainda na mente de muitos norte-americanos, eles esto mostrando cada vez menos preocupao com as mudanas climticas e outras questes ambientais.

Segundo Boykoff, outro fator que tambm pode ter contribudo para isso a iminente eleio presidencial no pas, principalmente porque nos EUA a indstria de alto carbono e de energia tem grande influncia politica, e exerce presso contra legislaes climticas. H indcios de que gestos politicamente corretos podem estar dando lugar ao climaticamente correto.

Quando se trata das atuais primrias republicanas desse outono, e da eleio geral do prximo ano, o climaticamente correto nos candidatos de centro-direita frequentemente significa a contestao da noo de que os humanos contribuem para as mudanas climticas, esclareceu Boykoff.

Na China, a preocupao com as mudanas climticas caiu de 77% em 2009 para 64% em 2011, uma reduo de 17%. J na Amrica Latina, registou-se o maior ndice de pessoas preocupadas com as alteraes do clima (90%), e na frica e no Oriente Mdio, o maior aumento com essa preocupao, que pulou de 69% para 80% nesse perodo de tempo.

A Amrica Latina tem visto eventos ambientais impactantes nos ltimos anos, e os consumidores dessas regies esto atribuindo cada vez mais esses eventos s mudanas climticas, observou Arturo Garca, presidente da Nielsen Amrica Latina.

As pessoas esto expressando uma preocupao clara com os padres meteorolgicos incomuns, incluindo o aumento nas chuvas, furaces e enchentes em algumas partes da Amrica Latina, e as secas rigorosas em outras, completou Garca.

J Ram Mohan Rao, diretor de gesto da Nielsen Egito, comentouque o clima quente e seco em muitos pases do Oriente Mdio e da frica e a percepo generalizada de que as temperaturas esto subindo a cada vero provavelmente levou a uma maior preocupao com mudanas climticas e variaes meteorolgicas.

Individualmente, os pases mais preocupados com as mudanas climticas so a Tailndia, o Mxico e Portugal, com 93% de preocupao. Em Portugal, padres climticos severos de ondas extremas e incomuns de calor no vero e de neve no inverno nos ltimos anos aumentaram a preocupao e a conscientizao do consumidor com o aquecimento global e as questes de mudanas climticas, disse Lus Bio, diretor de marketing da Nielsen Portugal.

No Mxico, assim como no resto da Amrica latina, a mdia tem sido uma fora influente em relao ao meio ambiente, com uma cobertura extensiva das questes ambientais. E, reconhecendo a grande preocupao do consumidor, os fabricantes, varejistas e empresas de servio esto implementando cada vez mais programas ecolgicos de responsabilidade social, notou Paola Fonseca, vice-presidente de estratgia e inovao da Nielsen Amrica Latina.

Outras questes ambientais

Mas, de acordo com a enquete, a menor preocupao climtica no significou necessariamente uma menor preocupao com o meio ambiente. Questes ambientais consideradas mais urgentes, como a poluio da gua e do ar, ganharam importncia. As reas que mais tiveram aumento de preocupao foram o uso de pesticidas, os resduos de embalagens e a escassez de gua, com crescimentos de 16%, 14% e 13%, respectivamente.

No entanto, a preocupao com essas questes nem sempre significa tomar atitudes mais favorveis ao meio ambiente. A pesquisa mostrou que 83% dos consumidores entrevistados acreditavam ser importante que as empresas implantassem programas para melhorar o meio ambiente, mas apenas 22% afirmaram, por exemplo, que pagariam mais por um produto mais sustentvel.

Entre as prticas empresariais vistas como as mais favorveis ambientalmente, foram apontadas a reciclagem de embalagens e itens produzidos com eficincia energtica, com 83% da preferncia. Ainda segundo a pesquisa, cerca de 60% dos consumidores creem que produtos locais so as prticas mais favorveis ao ambiente, seguidos por itens de comrcio equitativo (51%) e artigos no testados em animais (44%).

Jssica Lipinski

Por: Instituto CarbonoBrasil/Nielsen