24/07/2011 Noticia AnteriorPrxima Noticia

Empresas devem mudar modo de pensar e mobilizar consumidores sustentabilidade

22/07/2011

A formiga um ser de fora admirvel, ela consegue carregar at 50 vezes o seu prprio peso, o que, para um homem de 80 quilos, significaria 4 toneladas. Em termos ambientais e referentes s mudanas climticas, um brasileiro classe mdia de 80 quilos pode no carregar tanto quanto uma formiga, mas seu consumo e gasto de reservas naturais emite mais de uma tonelada de carbono por ano.

o que afirma Ernesto Cavasin Neto, especialista em sustentabilidade empresarial e gerente executivo da PricewaterhouseCoopers. No ms de junho, Cavasin lanou o livro Toneladas sobre os ombros, em que comenta a questo do aquecimento global em relao a um consumo mais responsvel.

Em entrevista ao portal EcoDesenvolvimento.org, Cavasin explicou porque o mundo enfrenta tantos desafios na reduo do aquecimento global e deu a receita: ser preciso que as empresas mudem seu modo de pensar e impulsionem seus consumidores a um mundo mais sustentvel.

Portal EcoD - A ONU prev que a Terra chegue a 7 bilhes de habitantes em 31 de outubro de 2011. Quais os principais problemas que enfrentaremos com essa superpopulao?

Ernesto Cavasin Neto - Ns enfrantaremos problemas com alimentao, consumo de energia e tantos outros que levam a uma questo em cadeia, que o aquecimento global. Se quisermos alcanar a meta de apenas 2 graus centgrados de aquecimento global at 2050, ns temos que reduzir as emisses hoje em 60% a 80%. Como o que emitimos no ano de 2010 foi em torno de 36 milhes de toneladas, tem que se reduzir no mnimo 21 milhes e 600 mil toneladas.

Alm disso, quando a gente v o mundo chegando a 7 bilhes de pessoas, a gente pode perceber que menos de 1/3 dessas pessoas tem uma condio de vida que ns acreditamos ser digna, e 2/3 da populao vive abaixo dessa qualidade que ns criamos. Se formos mais simplistas, podemos pensar que na frica e em alguns lugares da Amrica do Sul, a pessoa ainda cozinha utilizando a lenha que catou no meio do mato. Ou seja, ainda precisamos ter um grande avano na introduo de gua tratada e energia eltrica na vida dessas pessoas.

Esses so os dois principais desafios do aquecimento global: reduzir as emisses em 60% a 80% e, ao mesmo tempo, incluir 30% a mais de pessoas no consumo de energia, em um mundo que alcana os 7 bilhes agora, mas em 2050, a tendncia que tenha 12 bilhes de pessoas. Sem contar que esse crescimento tambm aumenta a necessidade de produo de alimentos para mais 5 bilhes de pessoas. H uma srie de fatores que correm a favor do desastre ambiental.

EcoD Como vencer esses desafios e realizar as mudanas?

ECN Geralmente, as pessoas s realizam mudanas quando so foradas a tomar decises drsticas. Um exemplo quando se descobre um cncer e tem que fazer uma cirurgia, no h jeito, ser se submeter a tratamentos fortes. Com as mudanas climticas ns temos um problema muito srio, mas o tratamento no pode ser nem homeoptico, nem ser uma interveno cirrgica. preciso fazer um trabalho de reeducao utilizando as ferramentas que a gente j conhece.

Eu vejo que hoje, se reunirmos todas as tecnologias de baixo carbono que j temos, a grande dvida que temos a seguinte: P, vou trocar todas as lmpadas do meu escritrio por LED, mas isso no vale pena financeiramente. Pensamos que no vale a pena financeiramente porque o custo de uma lmpada LED bem maior que o de uma lmpada normal, mesmo que a LED dure 10 anos e a normal seis meses, como confivel investir todo esse dinheiro agora se no sabemos o que vai acontecer daqui a quatro ou seis anos?

Mas se, ao contrrio, pensarmos na quantidade de recursos naturais que sero poupados com a troca de uma para outra e no custo do carbono que emitido dada a diferena do consumo de energia, talvez comece a fazer mais sentido.

EcoD Ento, ser preciso mudar o modelo de avaliao do modo de produo

ECN Pois . Esses so custos que ns j conseguimos calcular. A logstica reversa, por exemplo, j realidade em vrias partes do mundo e tende a ser aqui no Brasil tambm, isso gera um custo. O carbono tem valor de mercado, voc pode calcular a diferena de emisses da vida til de uma lmpada LED para uma normal, ou quantas normais voc vai precisar comprar para alcanar a lmpada LED.

Ns temos que comear a agregar os valores que hoje no esto sendo compultados. A cadeia de valor hoje no cita a parte ambiental, a prpria gua, principalmente a que a gente consome aqui no Brasil, no paga, o que pago o tratamento, bombeamento e distribuio da gua, mas a gua de graa. E se a gente no est pagando pela gua, qual o valor que a gente d a ela?

Ento, necessrio que a gente comece a valorizar os benefcios ambientais para saber o quanto ns podemos, para que possamos experimentar solues para os problemas do aquecimento. essa a viso, o valor dos servios que o meio ambiente presta pra gente, que a gente acaba no valorizando e tendo que integrar isso dentro do custo dos produtos hoje, para ter uma diferenciao entre os produtos que so ambientalmente mais corretos e os produtos que no so.

EcoD Quando as empresas vo comear a se dar conta da necessidade de realizar esses clculos?

ECN No s as empresas, mas esse deve ser um caminho percorrido por toda a sociedade. Todos tm que reduzir. As empresas so formadas por pessoas e o grfico de como o meio ambiente afeta a nossa vida a gente v mais dia ou menos dia, seja em enchentes ou secas. E tudo isso tem que ser compultado j. Se um vendaval passa no interior de Santa Catarina, ele pode gerar custos desnecessrios a uma empresa, custos que poderiam ser reduzidos caso houvesse um preparo.

Algumas empresas j sentem isso e comearam a calcular e analisar os gastos. possvel ver grandes produtores de bebidas, como refrigerante e cerveja, com uma preocupao enorme para reduzir a quantidade de litros de gua que usa para produzir o seu produto, com projetos para proteger mananciais e tudo mais. Outro exemplo so algumas empresas de energia, que tambm buscam proteo dos mananciais de gua e dos rios que elas operam.

EcoD E como fazer para trazer isso ao consumidor?

ECN O que precisa fazer hoje, na minha opinio, integrar as cadeias. Ou seja, ns s vamos conseguir resolver o problema do meio ambiente e do aquecimento global, quando conseguirmos fazer produtos melhores de forma melhor. preciso reduzir as emisses na produo e na utilizao desse produto por parte do consumidor tambm.

Uma lmpada mais eficiente vai reduzir as emisses do meu cliente, mas ele tem que estar estimulado a comprar isso. O preo ainda um grande fator de deciso na hora da compra, mas a questo do ecologicamente correto ainda no. Ento, ns precisamos integrar o consumidor diante dessa cadeia de valor.

As empresas tm que entender que precisam mobilizar o consumidor na questo ambiental como um todo. No faz sentido a gente continuar a combater o aquecimento global atravs de polticas pblicas e em alguns projetos de grandes emissores. Ns temos que integrar toda a cadeia, do consumidor ao distribuidor, do vendedor ao produtor, de uma forma mais ambientalmente correta.

Por: EcoD