08/06/2011 Noticia AnteriorPróxima Noticia

Nova Friburgo já tem o seu "Observatório Social".

A próxima reunião da equipe do Observatório Social de Nova Friburgo será no dia 1 de julho, as 17 horas na ACIANF (Associação Comercial de Nova Friburgo). A ACIANF fica na Av. Alberto Braune 111, sobrado. Todos os cidadãos interessados na transparência e na lisura da coisa pública estão convidados.

*

Na quarta feira, dia 8 e na sexta feira, dia 10 de junho, aconteceram , pela manhã, aa reuniões que iniciaram a constituição e atuação do Observatório Social de Nova Friburgo, nos mesmos moldes dos 55 Observatórios Sociais espalhados por todo Brasil, em 11 estados da federação.

Com a missão de proporcionar à sociedade oportunidades que promovam a coesão social, por meio da transparência na gestão dos recursos públicos o Observatório Social de Nova Friburgo atuará preventivamente e corretivamente na busca de irregularidades no trato da coisa pública, principalmente, nos processos licitatórios, mas também na fiscalização das obras e dos produtos adquiridos pelos órgãos públicos.Também acompanhará os recursos disponíveis para Nova Friburgo, no âmbito federal e os cumprimento dos prazos para que o município possa, efetivamente, fazer uso destes recursos.

Tudo isto, evidentemente, sem colidir com os órgãos já constituídos e procurando sempre trabalhar auxiliando e mobilizando o Ministério Público.

A intenção da entidade é estabelecer uma nova cultura em relação ao trato da coisa pública no Brasil, uma vez que a nossa carga tributária é uma das maiores do mundo e um maior controle da corrupção e dos gastos nos meios políticos tende a trazer um aumento de recursos para serem aplicados efetivamente no progresso da sociedade.

A equipe inicial do Observatório Social de Nova Friburgo está contando com a adesão de mais profissionais capacitados e cidadãos de nosso município e também com a transparência dos órgãos constituídos no sentido de dar toda a liberdade ao Observatório para fiscalizar as contas e despesas. O que se busca é a mudança do “Modus Operandi” em relação ao dinheiro público.

Conforme o artigo 5, inciso XIV da Constituição Federal: é assegurado a todo cidadão o direito a informação, inclusive, em relação ao destino do dinheiro arrecadado com nossos impostos.

O primeiro observatório social foi o de Maringá, no Paraná. Atualmente a entidade possui o site “Observatórios Sociais do Brasil”, onde o cidadão friburguense pode conseguir maiores informações. O endereço é: http://www.observatoriosocialdobrasil.org.br

No Brasil todo, O Observatório Social é uma iniciativa da sociedade. Não só o Observatório é aberto a sociedade como precisa do máximo de apoio e participação de todos os cidadãos para galgar a lisura, transparência e competência por parte dos poderes públicos por todo o Brasil.

Na última reunião já foram constituidas duas Câmaras Técnicas e comissões:

1 - Camara da Transparência; Visa acompanhar prazos e exigências para a utilização dos recursos federais colocados a disposição do município, mas ainda não utilizados, de modo a não perdermos tais recursos.

2 - Camara de Aompanhamento das Concorrências:Visa dar trasnparência a estas práticas públicas, impedindo desvios e fiscalizando o correto andamento dos processos.

Por: ForumSec21