Chefs renomados internacionalmente divulgam carta em que se comprometem a respeitar e cumprir compromissos para uma gastronomia sustentável
Preservar, valorizar e promover as qualidades naturais do alimento; remunerar adequadamente os produtores do alimento, inclusive pelos serviços ambientais providenciados para a sociedade e aplicar conhecimento e tecnologia inovadora para valorizar a diversidade e qualidade do ingrediente, assim como de seus usos.Esses são alguns dos princípios que chefs renomados internacionalmente se propuseram a respeitar e cumprir.
O documento, recém-lançado, é oriundo do evento Mesa Tendências, realizado na semana passada em São Paulo.Entre os mais de 50 chefs e especialistas que assinam a carta de compromisso estão Alex Atala, Gastón Acúrio e Heinz Beck.
"As definições e aditamentos aos Princípios, bem como o desenvolvimento de Critérios que venham a orientar o cumprimento de cada princípio serão sugeridos e discutidos pelos signatários e agregados a este documento progressivamente, nos foros em que será dada continuidade a este diálogo, ampliado a novos atores", diz a carta.
Além de chefs, ativistas, jornalistas e outras personalidades ligadas ao meio ambiente e à gastronomia também assinam o documento.É o caso da senadora Marina Silva, do jornalista Josimar Melo, do diretor da organização Amigos da Terra - Amazônia Brasileira, Roberto Smeraldi, e de Marcelo Furtado, do Greenpeace.
Evento
Parte integrante da Semana Mesa SP, promovida pela revista Prazeres da Mesa e pelo Senac São Paulo, o Mesa Tendências apresentou o tema "Sustentabilidade - O Que a Gastronomia Pode Fazer Pelo Planeta?"E reuniu diversos chefs nacionais e internacionais engajados pelo tema da sustentabilidade.
Durante o evento, realizado de 26 a 28 de outubro, em São Paulo, o chef brasileiro Alex Atala anunciou que seu compromisso na implementação dos princípios é aquele de ter ingredientes amazônicos pelos quais ele pague aos produtores mais do que paga aos responsáveis pelo frete.
Veja abaixo o documento na íntegra:
A Carta de São Paulo
Gastronomia e Sustentabilidade
No momento em que as forças econômicas e políticas não conseguem dar o seguimento adequado às demandas da sociedade por ações que orientem o desenvolvimento agrícola, industrial, do consumo e de serviços em prol da:
- diminuição dos gases que provocam a mudança climática global;
- diminuição e tratamento dos resíduos;
- manutenção e manejo dos recursos hídricos;
- recuperação e manejo sustentável de recursos florestais;
- preservação e valorização da diversidade, incluindo a cultura gastronômica, das comunidades locais;
- proteção e uso da biodiversidade em todos os biomas;
- capacitação e financiamento da produção familiar, assim como sua inserção em cadeias adequadas.
Inspirados e motivados por iniciativas locais e mundiais com a intenção de garantir a civilização humana em um planeta que a possa hospedar e sustentar, os cidadãos abaixo assinados que têm na gastronomia interesses profissionais, educacionais, culturais, sociais e hedonistas se reúnem para construir e divulgar para toda a sociedade em âmbito mundial o compromisso de intenções de responsabilidade individual e alcance coletivo baseado nos seguintes Princípios.
1. Conhecer o alimento que adquirimos, processamos e comemos.
2. Conservar os meios e as condições que dão origem ao alimento.
3. Preservar, valorizar e promover as qualidades naturais do alimento, assim como seu uso saudável.
4. Utilizar todo o alimento que adquirimos.
5. Remunerar adequadamente os produtores do alimento, inclusive pelos serviços ambientais providenciados para a sociedade.
6. Aplicar conhecimento e tecnologia inovadora para valorizar a diversidade e qualidade do ingrediente, assim como de seus usos.
7. Honrar e respeitar diariamente o ato de comer e de preparar a comida.
As definições e aditamentos aos Princípios acima, bem como o desenvolvimento de Critérios que venham a orientar o cumprimento de cada princípio serão sugeridos e discutidos pelos signatários e agregados a este documento progressivamente, nos fóros em que será dada continuidade a este diálogo, ampliado a novos atores.
Signatários do documento até agora:
Albert Adrià
Alex Atala
Alexandra Forbes
Almir da Fonseca
Ana Luiza Trajano
André Saburó
Andrea Petrini
Atul Kochhar
Bel Coelho
Ben Roche
Bernard Twardy
Beto Pimentel
Carlo Cracco
César Santos
David Hertz
Eduardo Ehlers
Gastón Acurio
Georges Schnyder
Heinz Beck
Helena Rizzo
Hervé This
Jacques Trefois
Joan Roca
José Barattino
Josimar Melo
Juarez Campos
Julien Mercier
Luciana Bianchi
Mara Salles
Márcia Cavalheiro Rodrigues de Almeida
Mari Hirata
Mariella Lazzaretti
Marina Silva
Marcello Tully
Marcus Wareing
Massimo Bottura
Michael Zepf
Nuno Mendes
Olivier Roellinger
Raphael Despirite
Riccardo Carelli
Roberta Sudbrack
Roberto Smeraldi
Ricardo Castilho
Rodrigo Oliveira
Shane Osborn
Sydney Zaganin Latorre
Teresa Corção
Tsuyoshi Murakami
Victoriano López
Viko Tangoda
Yoshihiro Narisawa
Por: Amazonia.org.br