24/09/2010 Noticia AnteriorPróxima Noticia

Organizações preparam atividades em todo o mundo contra crise climática

O dia 10 de outubro será diferente neste ano. Nesta data, povos de várias partes do mundo celebrarão o Dia Internacional de Soluções Climáticas com uma "Festa Global de Trabalho". A ideia é realizar diversas atividades chamando atenção da sociedade e das autoridades para a questão climática.

Convocada pela Organização Não Governamental (ONG) 350.org, a "Campanha 10/10/10" tem o objetivo de reunir ações de diferentes locais do mundo que têm em comum a mesma meta: buscar soluções para a mudança climática. As atividades e os locais serão os mais diversos, mas o grito aos líderes mundiais será um só: "Estamos metendo mãos à obra - e vocês?"

A expectativa da 350.org é que comunidades de cerca de 155 países participem da mobilização através de mais de 2.500 atividades, que podem ir desde um simples passeio de bicicleta até a instalação de painéis solares. Qualquer pessoa ou ONG pode participar da ação. Para isso, basta organizar um evento local e registrá-lo no sitio da 350.org (www.350.org) até o dia 9 de outubro.

Manifestações públicas, criação de organizações e cooperativas ambientais e atividades educativas são apenas algumas ações que podem ser realizadas não só no dia 10 de outubro, mas também em outros momentos. Para o dia da mobilização, a 350.org selecionou algumas ideias que considerou como "melhores".

São elas: plantar 350 árvores ou mais em um dia; trabalhar em um projeto solar, como instalação de painéis solares em escolas ou construção de forno solar na comunidade; trabalhar em um jardim comunitário; passear de bicicleta - ou montar uma oficina de conserto de bicicletas; planejar a construção de um projeto eólico; utilizar lâmpadas econômicas e realizar auditorias energéticas em escolas e igrejas; sensibilizar comunidade para a sustentabilidade; unirvárias religiões em torno da questão climática; e reciclar o lixo.

Após a atividade, a organização irá realizar uma "gigantesca petição fotográfica" para mostrar aos líderes mundiais que pessoas de várias partes do planeta querem soluções para a crise climática. Para isso, 350.org pede aos participantes que tirem fotografias da ação com destaque para o número 350 e para as pessoas trabalhando.

Por que 350?

O ano de 2010 não tem sido fácil. Altas temperaturas na Ásia, derretimento de gelo oceânico no Ártico e grande quantidade de chuvas na América Latina são apenas alguns exemplos de problemas ambientais citados pela 350.org. De acordo com a ONG, 350 partes por milhão é o limite para a concentração de CO2 na atmosfera.

Entretanto, a concentração está acima desse limite (390 ppm). O desafio é chamar atenção das autoridades para diminuir a emissão de dióxido de carbono na atmosfera para, assim, reduzir para 350 ppm ou menos.

"Neste momento, sobretudo porque queimamos tanto combustível fóssil, a concentração atmosférica de CO2 é de 390 ppm - o que é muitíssimo elevado, e é por issoque o gelo está a derreter, a seca está a espalhar-se, as florestas estão a morrer. Para fazer este número descer, a primeira tarefa será parar de pôr mais carbono na atmosfera. (...) Se pararmos de lançar mais carbono na atmosfera, as florestas e oceanos irão lentamente sugar parte deles do ar e trazer-nos de volta a níveis mais seguros", comenta 350.org

Mais informações sobre a "Festa Global de Trabalho" em: www.350.org

Karol Assunção

Por: Adital