24/09/2010 Noticia AnteriorPróxima Noticia

Campanha ‘Primavera pela Vida’ coloca a Justiça Ambiental em debate

Pelo décimo ano, a Coordenadoria Ecumênica de Serviço - Cese lança a Campanha ‘Primavera pela Vida’. Não por acaso, a iniciativa que chama ao debate sobre temas relevantes, começa junto com uma das estações do ano mais esperadas, a primavera. Neste ano, para ajudar a fazer florescer a consciência ambiental, a Coordenadoria optou por colocar em debate o tema Justiça Ambiental.

De acordo com Ester Lisboa, coordenadora da Campanha no estado de São Paulo, todos os anos são escolhidos temas que gerem reflexão sobre as necessidades sociais. Direitos Humanos e Crianças e Adolescentes foram alguns dos temas já debatidos em anos anteriores.

Em 2010, devido ao forte apelo ambiental, sobretudo em virtude das chuvas que alagaram boa parte do Brasil, a Cese decidiu colocar o meio ambiente em debate e abordar a temática ‘Cuidar da nossa Casa Comum, a Terra’. A intenção é gerar a conscientização e sensibilização da sociedade civil, poder público, empresários, organizações sociais e igrejas para o tema.

"De tantos temas polêmicos decidimos que deveria ser abordado e colocado em evidência a Justiça Ambiental. Queremos repassar informações importantes, sobretudo para crianças e adolescentes, que são o foco dos trabalhos da Cese, sobre reciclagem, cuidado com o meio ambiente e mudança de hábitos", explicou.

O lançamento nacional da campanha será realizado amanhã (24), em um jantar beneficente, que buscará arrecadar fundos para que a Coordenadoria continue desenvolvendo seus projetos. O jantar será precedido por uma oficina sobre Justiça Ambiental, que deverá ser dirigida pelo teólogo e filósofo Leonardo Boff.

No sábado, a Cese realizará a celebração de lançamento nacional da Campanha. Na ocasião, igrejas e organizações parceiras da Cese falarão sobre suas iniciativas para a geração de uma sociedade sustentável. Segundo Ester, a celebração terá a participação especial de crianças. "A celebração será ecumênica e litúrgica, com momentos lúdicos e formativos voltados especialmente para as crianças".

Como parte da campanha, a Coordenadoria lançará um jogo sobre Justiça Ambiental para orientar sobre como tratar o meio ambiente. Além das atividades programadas em São Paulo, outros estados do Brasil, por meio de movimentos e organizações sociais, também estão realizando mobilizações em torno da ‘Primavera pela Vida’.

Além das atividades oficiais, as comunidades também são chamadas a se unir e debater os cuidados com o meio ambiente, as mudanças climáticas, a exigência de políticas públicas que garantam justiça social e a necessidade de educação e redirecionamento de atitudes que gerem uma vida saudável para a coletividade.

Mais informações sobre a Campanha e suas atividades pelo telefone 55.11. 3667-9570.

Natasha Pitts

Por: Adital