Trabalho iniciado em 2009 em Rondônia mostra importante avanço no setor produtivo primário do estado no que diz respeito às garantias de um desenvolvimento econômico sustentável.Trata-se da continuidade do Projeto Extrativismo Comunitário, desenvolvido pelo Sebrae Rondônia e parceiros.
Pelo cronograma, faz-se agora o acompanhamento, monitoramento e orientação técnica do manejo florestal para extração de óleo de copaíba, de castanha-do-brasil e do açaí, nas reservas de Castanheira, Aquariquara e Maçaranduba, no município de Machadinho do Oeste – a 350 km de Porto Velho.
O trabalho está sendo feito sob a coordenação do engenheiro florestal Reisso Pontes Soeiro junto a mais de 40 extrativistas que residem nas próprias reservas, depois de diagnosticado o potencial de cada área de produção dessas essências florestais.
“Esse trabalho é fundamental, porque ninguém mais que os produtores conhecem essas reservas.Eles atuam como guias de campo, auxiliando principalmente na identificação da botânica”, avalia Pontes Soeiro.Ele explica que a tecnologia também tem sua parcela na preservação – os produtores atuam, depois de capacitados, com aparelhos de GPS, o que contribuiu para um crescimento produtivo de 10% em um ano.
“Como os produtos são bons e a produção tem qualidade, agora estamos monitorando os resultados do que foi feito na etapa inicial.Isso tudo representa agregação de valor à produção”, reforça Soeiro.
Rendimento
O rendimento das culturas cobertas pelo Projeto Extrativismo Comunitário, informa Saulo Gomes Leite, consultor do Sebrae Rondônia, melhorou sensivelmente depois da capacitação e conscientização as comunidades.“É um trabalho de longo prazo, porque a coleta da copaíba, por exemplo, ocorre de três em três anos.Agora, só em 2013.O açaí é colhido nos meses de junho e julho e a castanha em abril e maio”, informa o engenheiro florestal Soeiro.
Parceiros
São parceiros do Sebrae no projeto a Secretaria de Desenvolvimento Ambiental de Rondônia, prefeitura municipal de Machadinho do Oeste, a Embrapa, Associação Comercial e Industrial de Rolim de Moura e a Associação dos Seringueiros do município de Machadinho e Banco do Brasil.
Também integram a ação o Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis) e Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural) Rondônia.
Por: Agencia Sebrae