27/07/2010 Noticia AnteriorPróxima Noticia

Plano para evitar acidentes com petróleo no Brasil sai até setembro

A ministra do Meio Ambiente, Isabela Teixeira, disse nesta segunda-feira (26) que o Plano Nacional de Contingência para as atividades de exploração e produção de petróleo deverá ficar pronto até setembro.

No Rio, a ministra afirmou que na sexta-feira (30) vai se reunir com funcionários do governo dos Estados Unidos responsáveis pelos desdobramentos no vazamento da BP (British Petroleum) no golfo do México.

“A maior preocupação com esse plano é trabalhar com mecanismos de prevenção a acidentes. Vamos trabalhar também com a capacidade de gestão de risco e de resposta”, disse. O plano está sendo desenvolvido pelo governo e envolve, além do Ministério do Meio Ambiente, a pasta de Minas e Energia, o Ibama e a ANP (Agência Nacional do Petróleo).

Segundo a ministra, o risco de um acidente como o da BP não era contemplado pela legislação brasileira, nem em qualquer outro lugar. “Estamos fazendo um plano de contingência em um cenário que não existe, que não foi desenhado em nenhum país do mundo”, disse.

Por: Samantha Lima/ Folha.com