30/04/2010 Noticia AnteriorPróxima Noticia

8 razões por que optar pelos orgânicos

Pesquisas feitas por organizações independentes mostraram, pelo menos, oito boas razões para optar pelo consumo de produtos orgânicos. Confira algumas delas.

1. Em estudo após estudo, pesquisas de organizações independentes mostraram em resultados consistentes que as comidas orgânicas são mais ricas em nutrientes do que as suas versões não orgânicas. Elas produzem em maior quantidade principalmente componentes como a vitamina C, antioxidantes, cálcio, ferro, cromo e magnésio.

2. Elas são livres de neurotoxinas, toxinas capazes de danificar células e nervos do cérebro, que podem ser encontradas em muitos pesticidas, especialmente nos organofosforados.

3. A comida orgânica é uma escolha mais sustentável comparada com as práticas modernas de agricultura que utilizam herbicidas, pesticidas, fungicidas e fertilizantes em massa e que já causaram danos ambientais em muitas partes do mundo.

4. Comida orgânica produzida em pequena escala ajuda na subsistência de pequenos fazendeiros independentes e suas famílias.

5. A maioria das comidas orgânicas são mais saborosas do que as produzidas com uso de pesticidas.

6. Fazendas orgânicas são mais seguras para os fazendeiros. Uma pesquisa da Harvard sobre saúde pública encontrou um aumento de 70% nos casos de Parkinson entre indivíduos expostos a pesticidas.

7. O consumo de orgânicos pode reduzir o risco de câncer. A Agência de Proteção do Meio AMbiente dos EUA considera 60% dos herbicidas, 90% dos fungicidas e 30% dos inseticidas, potenciais causadores de câncer.

8. Optar por carnes orgânicas diminui a sua exposição à antibióticos, hormônios sintéticos e medicamentos utilizados nos animais e que consequentemente podem chegar até você.

Fonte: Blog Ambientebrasil

Publicado em: Mundo Sustentável

Por: Sociedade Nordestina de Ecologia