22/04/2010 Noticia AnteriorPróxima Noticia

Universidades elegem os países que mais protegem o meio ambiente

O Brasil aparece na posição de 62 de um total de 163 nações que foram avaliadas pelo Índice de Perfomance Ambiental (EPI), produzido pelas Universidades de Yale e Columbia.

O índice analisa 10 indicadores de proteção ambiental, como os níveis de poluição no ar, leis de conservação do oceano, qualidade da água e plantio de árvores.

A primeira colocada é a Islândia, seguida por Suíça e Costa Rica. Os Estados Unidos aparecem logo à frente do Brasil na colocação 61. A maioria dos países europeus está nas 30 primeiras posições, enquanto a China ocupa o lugar número 121 e a Índia o 123.

Segundo Marc Levy,da Universidade de Columbia, muitas questões são difíceis de serem comparadas de um país para o outro, com a reciclagem de lixo. Porém, questões como a redução de emissões de gases do efeito estufa são mensuráveis e colocam, por exemplo, os Estados Unidos atrás dos europeus.

“Os Estados Unidos são o único país que apresenta uma quantidade grande de pessoas que não acreditam nas mudanças climáticas. Um dos grandes desafios do nosso tempo é fazer as pessoas entenderem o que está acontecendo ao redor delas”, afirma Levy.

Por: CarbonoBrasil/Agências Internacionais