08/04/2010 Noticia AnteriorPróxima Noticia

Combustíveis fósseis continuarão em cena ainda por muito tempo

Apesar do crescente papel das fontes renováveis no mix energético mundial, os combustíveis fósseis continuarão a dominar o cenário ainda por muitas décadas, concluíram ministros de 63 países que participaram do XXII Fórum Internacional de Energias em Cancun na semana passada.

O aumento crescente da demanda por energia nas próximas décadas exigirá o uso de “todas as fontes de energia”, incluindo “renováveis e nuclear”, declararam os ministros ao fim da conferência de dois dias.

“A necessidade global de investimentos soma mais de US$ 25 trilhões até 2030, um grande desafio em tempos de incertezas e volatilidade sem precedente”.

A captura e armazenamento de carbono (CCS, em inglês) ganhou atenção especial no fórum, sendo vista como uma tecnologia elementar para melhorar a sustentabilidade ambiental dos combustíveis fósseis, porém precisando ainda superar muitos obstáculos, como custo e infra-estrutura regulatória.

Os ministros também lembraram da necessidade de um preço efetivo para o CO2, assim como defenderam a inclusão do CCS no Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) do Protoclo de Quioto e em outros esquemas financeiros futuros.

O encontro também resultou em uma declaração na qual 66 países se comprometem com uma maior cooperação e pedem mercados transparentes para lidar com a volatilidade do preço do petróleo.

Fernanda B. Muller

Por: CarbonoBrasil