25/03/2010 Noticia AnteriorPróxima Noticia

Professores fazem cursos de educação ambiental e consumo consciente de energia

Parcerias da Prefeitura de Rio das Ostras com governo estadual, Ampla e Procel possibilitam capacitação de educadores e alunos.

Em Rio das Ostras, a educação ambiental é levada a sério. Professores da rede municipal recebem formação continuada nessa área e a cidade atualmente é Polo do Curso Agenda Escolar 21: Formando Elos de Cidadania, do governo estadual. O município também é parceiro no Projeto Consciência Ampla Futuro / Procel, que capacita educadores para ensinar aos alunos sobre a importância do consumo consciente de energia.

“Os educadores e alunos de Rio das Ostras sempre prestigiam os nossos projetos, especialmente os ligados ao desenvolvimento sustentável. Temos um Núcleo de Educação Ambiental, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, com trabalho reconhecido em toda região, no Brasil e até internacionalmente, já que foi selecionado para apresentações em congressos na América Latina”, afirma a secretária de Educação, Maria Lina Paixão.

Agenda 21 – Um grupo de 95 educadores e alunos das cidades de Conceição de Macabu, Macaé, Rio das Ostras, São Pedro da Aldeia e Casimiro de Abreu integra o Polo do Curso Agenda Escolar 21 da cidade. Trata-se de uma capacitação para educação ambiental que fornece subsídios teóricos e metodológicos para elaboração e implantação de um plano local de desenvolvimento sustentável.

O Curso Agenda Escolar 21 é uma parceria das secretarias estaduais de Ambiente e de Educação, a Fundação Centro de Ciência e Educação a Distância (Cecierj) e Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) com a coordenação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

Com a metodologia da educação à distância, o curso conta com três encontros presenciais. O primeiro foi realizado no dia 19 de abril, na Secretaria de Educação de Rio das Ostras.

Consumo Consciente – A parceria que já existia com o Projeto Consciência Ampla Futuro continua este ano e 50 educadores da cidade participaram nesta quinta e sexta-feira, dias 25 e 26 de abril, de um curso de capacitação de oito horas que os torna aptos a abordar o consumo consciente de energia em sala de aula. As escolas envolvidas recebem material didático, incluindo livros, vídeos e jogos educativos baseados na metodologia Procel – Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica, e os educadores são preparados para utilizar esses recursos. Em 2009, 120 professores da cidade participaram do mesmo curso.

Por: Secretaria de Comunicação de Rio das Ostras