15/03/2010 Noticia AnteriorPrxima Noticia

A guerra fria em torno do aquecimento global

Carlos Castilho

O que parecia inicialmente um bate boca entre eco-chatos e adeptos do progresso economico ganha agora cada vez mais ares de uma batalha onde os argumentos de alguma forma lembram os da falecida guerra fria.

Os que acreditam no aquecimento global propem medidas coletivas visando o bem comum, enquanto os crticos alegam que isto vai contra a liberdade individual e passam a incluir o combate a iniciativas conservacionistas no rol dos inimigos pblicos.

A colocao do tema aquecimento global na agenda contempornea uma vitria inegvel dos ambientalistas que h anos vem batendo nesta tecla. Inicialmente a oposio era de carter moral e econmico, mas agora tornou-se claramente poltica e cada vez mais ideolgica.

uma batalha para tentar fazer o que os anglo saxes chamam de framing the issues, ou sejaenquadrar os temas. Enquadrar significa aqui ver o tema a partir de um determinado ngulo ou ponto de vista. Em lugar de ver o todo, leva-se o pblico a ver uma parte do tema, aquela mais favorvel a quem promove a ao.

Voc pode ver a campanha contra o aquecimento global como um esforo para conservar a vida na terra ou como uma iniciativa de limitar a liberdade individual a partir de uma ao coletiva. E claro, isto tudo est enfocado a partir de uma opo ideolgica.

uma disputa por coraes e mentes, por simpatias e adeses, onde a imprensa ocupa um lugar chave porque ela ainda uma dos principais ferramentas para framing the issues. O enquadramento hoje o ponto crtico no jogo do poder mundial porque nele que se define como as pessoas pensaro ou discutiro os temas da agenda pblica.

Quando o trabalho bem feito no campo do enfoque dos temas, a fora bruta torna-se suprflua, o que nos tempos atuais uma grande vantagem dada a crescente antipatia pelas solues de fora e pelo alto custo financeiros e humano das mesmas.

por esta razo que comunicao e poder so hoje quase sinnimos e o pblico precisa ver esta equao em termos bem objetivos. O problema que os grandes conglomerados da indstria da comunicao so parte interessada nesta guerra fria entre ambientalistas (no sentido mais genrico) e conservadores (idem).

A estratgia de alguns conglomerados apropriar-se do tema aquecimento para depois tentar higieniz-lo de influencias coletivistas enquanto outros j partem decididamente para o ataque. E o principal foco so as falhas e erros cometidos por cientistas vinculados campanha contra o aquecimento.

Falhas inevitveis porque se trata de um tema onde ainda falta muita pesquisa mas que, quando so levadas para a arena do debate pblico pela imprensa, tornam-se armas letais na mo de quem consegue inseri-las no seu enfoque.

Estou mencionando tudo isto porque a confuso em torno do problema deve aumentar e o pblico tende a ficar desorientado diante do bombardeio informativo. O novo nisto tudo que ao contrrio do que acontecia at agora, os jornais j no tem mais o monoplio do enfoque e do framing. Agora o cidado quem escolhe como ver um problema.

A guerra da informao est agora em nossos coraes e mentes.

Por: Observatrio da Imprensa