18/02/2010 Noticia AnteriorPróxima Noticia

"Economia e Vida" é o tema da Campanha da Fraternidade 2010

Foi lançada a Campanha da Fraternidade de 2010, que tem como tema Economia e Vida e o lema "Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro". Segundo o bispo Dom João Messi, esta é a terceira campanha de caráter ecumênico realizada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Estiveram presentes nolançamento o presbítero Luiz Eduardo,o padre Vicente, da Igreja Ortodoxa (que atua na Região Leste de Barra Mansa) e o padre Bernardo.

O objetivo da campanha é colaborar na promoção de uma economia a serviço da vida, fundamentada na cultura da paz, a partir do esforço de igrejas cristãs e de pessoas de boa vontade, para que todos contribuam na construção do bem comum em vista de uma sociedade sem exclusão.Esse objetivo exige que haja justiça social, consciência ambiental, sustentabilidade, empenho na superação da miséria e da fome e, de um modo geral, que se considere com atenção especial a dignidade da pessoa e o respeito aos direitos humanos.

“O objetivo de toda Campanha da Fraternidade é mudar a mentalidade das pessoas, como aconteceu na campanha sobre as prisões: surgiram vários projetos de respeito à pessoa humana, dos presos que não podem ser maltratados e humilhados. Na campanha sobre a ecologia também surgiram diversos projetos de conscientização das crianças no respeito aos rios e plantas e de manter a cidade limpa”, disse o bispo, acrescentando que o poder econômico faz do ser humano um objeto de exploração, a pessoa humana está sempre sendo deixada em segundo lugar, o primeiro lugar é visando o lucro. Deve-se privilegiar o bem comum.

“A campanha quer provocar no ser humano que ele tenha alto controle e não seja dominado pelo capital. Hoje, a visão que se tem no mundo capitalista é que quem não consome e não produz não presta para nada”, frisou padre Bernardo, acrescentando que as pessoas devem ter consciência crítica, avaliando o que é e não é válido.

Esta campanha está interligada com a de 2011, cujo tema será o planeta Terra. O calendário celebrativo da Campanha da Fraternidade começa no dia 21 de fevereiro e termina no dia 21 de março, serão cinco domingos durante a quaresma e no dia 28 de março (domingo de Ramos) acontece a coleta nacional para o fundo nacional e estadual para a realização de projetos que tenham a ver com o tema da campanha.

Por: A Voz da Cidade