08/02/2010 Noticia AnteriorPróxima Noticia

Cartilha de economia solidária reforça Campanha da Fraternidade Ecumênica 2010

Aproveitando o tema da Campanha da Fraternidade Ecumênica (CFE) deste ano, que é sobre "Economia e Vida", entidades que atuam na questão da Economia Solidária (ES), juntamente com o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic), decidiram incluir no material de divulgação da CFE, uma cartilha sobre essa modalidade de economia.

De acordo com o Reverendo Luís Alberto Barbosa, Secretário Geral do Conic, o objetivo de incluir essa cartilha foi relatar experiências práticas, mostrando como é o processo da ES, explicando, também, o texto base da CFE 2010.

A cartilha, que foi lançada em setembro, já vendeu 16 mil exemplares, dos 20 mil que foram distribuídos. A cartilha intitulada "Economia Solidária: outra economia a Serviço da Vida acontece" foi elaborada pelo Forum Brasileiro de Economia Solidária (FBES).

A proposta da CFE é levar a discussão sobre as relações econômicas para a sociedade. "Educar a sociedade e mostrar que a economia deve estar a serviço da vida. O dinheiro é apenas um meio, um instrumento", explicou o reverendo.

Ele enfatizou ainda o sentido da palavra economia, que tem origem grega e significa ‘cuidar da casa’. "Essa casa não é só o espaço que moramos, mas sim todo o planeta", disse.

O reverendo disse que a expectativa é de que através da cartilha as pessoas possam perceber que existem outros modelos de economia, baseados na fraternidade, solidariedade, preservação ambiental, troca, partilha e comércio justo.

Segundo ele, a proposta da Campanha é denunciar o atual modelo econômico que põe o dinheiro como principal objetivo e, depois, conclamar todos a mudar a economia que impera no país.

Por: Adital