28/11/2009 Noticia AnteriorPróxima Noticia

Começa em 28/11 o 7º Encontro do Movimento Nacional Fé e Política

Adital

Tem inicio amanhã (28) e segue até domingo, na cidade de Ipatinga, em Minas Gerais, o 7° Encontro do Movimento Nacional Fé e Política. A intenção do evento é dar continuidade aos diálogos e reflexões iniciados em 2000, durante o primeiro encontro, e animar os grupos envolvidos com a articulação Fé e Política para que possam fortalecer sua caminhada e trocar experiências.

"Com este 7º Encontro queremos contribuir para a organização e o fortalecimento da fé em vários grupos, movimentos sindicais e organizações de base. Às vezes, estes grupos carecem de espaços para a reflexão da fé. Este encontro também gera uma troca muito importante pela diversidade dos participantes. A fé que nos une é o mais importante", fala Márcia Sacramento, coordenadora estadual do Movimento Mineiro Fé e Política

Com o tema "Cuidar da Vida: Espiritualidade, Ecologia e Economia" o Movimento Nacional Fé e Política pretende instigar os participantes a refletir e debater sobre a espiritualidade e sobre temas atuais, relevantes e de conservação da vida, como o meio ambiente e a economia.

"A escolha deste tema reflete a necessidades de sustentação para o cuidado da vida, que tem sido tão ameaçada e violada. Estamos tentando reconstruí-la. Falamos em espiritualidade, pois como cristãos ela é o nosso motor, é o que nos move. A Ecologia é o cuidado e o equilíbrio que devemos ter com nossa casa. O que estamos presenciando é um desequilíbrio que afeta a todos. Já a Economia é o administrar o todo, a nossa casa. Queremos aprofundar estas temáticas, pois a fé que nos une nos leva a engajarmos em diversas frentes", explica Márcia.

A expectativa é de que estejam presentes no 7º Encontro cerca de 4 mil pessoas de todas as regiões do Brasil. Segundo Márcia, foi possível constatar que o número de inscrições não foi maior devido às dificuldades financeiras. "Estamos vivendo um refluxo dos movimentos. Há uma grande dificuldade das pessoas em participar. O momento é de descrença e pobreza, mas o mais importante é termos a certeza de que quem puder participar voltará fortalecido", afirma a coordenadora.

A programação.será composta por duas mesas gerais sobre o tema do Encontro, e acontecerão na manhã do sábado e na manhã do domingo Além destes momentos, os participantes poderão escolher, no ato da inscrição, entre 20 plenárias direcionadas para temas como juventude, meio ambiente, economia solidária, mídia, ecumenismo, direitos humanos, segurança alimentar e movimento sindical, entre outros.

Todos os participantes do 7º Encontro receberão uma revista confeccionada especialmente para o evento. O material é fruto de uma parceria do Movimento Mineiro Fé e Política com o Ministério Público Estadual, que há algum tempo busca maior aproximação com os movimentos organizados. A revista deverá conter um material histórico sobre o Movimento Fé e Política, textos orientadores e o conteúdo das 20 plenárias oferecidas no evento. A publicação também será distribuída para todos os Procuradores de Justiça da região.

Para quem está interessado em participar do evento, mas não se inscreveu, ainda há oportunidade. Basta comparecer amanhã ao local do 7º Encontro antes do início da programação e pagar a importância de R$20,00.

Para mais informações e para visualizar a programação do 7º Encontro na íntegra acessehttp://www.fepolitica.org.br/

Natasha Pitts

Por: Adital