A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, FAO, anunciou um acordo mundial para a prevenção e eliminação da pesca ilegal; 11 países já assinaram a medida, incluindo Estados Unidos, Angola e Brasil.
Um novo tratado mundial pretende fechar portos de pesca a navios envolvidos em atividades ilegais, irregulares e não-declaradas.
A decisão foi anunciada nesta quarta-feira pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, FAO.
Primeiro
A medida foi aprovada pela Conferência da FAO e, assim que entrar em vigor, será o primeiro acordo internacional de caráter jurídico voltado especificamente para combater o problema.
Essa será também a primeira vez que um tratado inclui os chamados Estados sem bandeiras, junto com aqueles que já são responsáveis por exibir suas bandeiras durante a condução das embarcações em alto mar.
O texto deve valer após a ratificação de pelo menos 25 países. Segundo a FAO, onze nações já assinaram a medida, incluindo Estados Unidos, Angola e Brasil.
Marco
Com o tratado, os governos se comprometem a prevenir, deter e eventualmente eliminar a pesca ilegal através de ações para proteger os portos contra a entrada dessas embarcações.
O diretor-geral assistente do Departamento de Pesca da FAO, Ichiro Nomura, disse que esse é o mais importante acordo internacional desde 1995, a realização de um marco.
Por: Rádio ONU