24/11/2009 Noticia AnteriorPróxima Noticia

Cúpula sobre clima da ONU tem presença confirmada de 60 líderes mundiais

Mais de 60 chefes de Estado e de governo de todo o mundo confirmaram até agora presença na cúpula mundial sobre clima das Nações Unidas, marcada para dezembro em Copenhague, anunciou o primeiro-ministro dinamarquês, Lars Rasmussen, nesta segunda-feira (23).

No entanto, um dos líderes mais aguardados, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ainda não confirmou presença na capital dinamarquesa.

Também está aberta ainda a ida à cúpula dos líderes de China e Índia, países que são considerados fundamentais na luta contra o aquecimento global no planeta.

Durante a cúpula, que será realizada entre 7 e 18 de dezembro e na qual se espera nos últimos dias os chefes de Estado e governo da maioria dos países da ONU, devem ser concretizados passos para limitar o aumento da temperatura sobre a superfície do planeta em consequência das emissões de gases.

O chefe de governo dinamarquês enviou há duas semanas os convites aos principais líderes dos 192 países da ONU e apelou a todos eles para que estejam presentes para ressaltar a importância do acontecimento para o futuro da Terra.

A presença de Obama e dos líderes das mais importantes nações emergentes na cúpula de Copenhague é considerada crucial para que se alcancem avanços na luta contra o aquecimento do planeta.

Por: Folha Online