23/10/2009 Noticia AnteriorPróxima Noticia

Seminário destaca principais cuidados para ter uma alimentação segura

Brasília - O Dia Mundial da Alimentação foi comemorado, em Brasília, com a realização do Seminário Internacional sobre o Sistema de Inocuidade de Alimentos, promovido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O tema central do encontro foi os Cinco Pontos Chaves para uma Alimentação Segura.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu as cinco medidas mais importantes para uma alimentação segura que são: cuidar da higiene, separar os alimentos crus dos cozidos, cozinhar bem os alimentos, manter os alimentos em temperaturas seguras, e usar água tratada e ingredientes seguros na preparação dos alimentos.

Dados do Ministério da Saúde indicam que alimentos crus, como ovos e carnes vermelhas, são responsáveis, em média, por 34,5% dos surtos de doenças transmitidas por alimentos no Brasil.

O Seminário teve a presença de representantes da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e de agências reguladoras da Argentina, Uruguai e União Europeia.

A chefe do Serviço de Análises de Alimentos da Argentina, Silvana Ruarte, destacou a importância das campanhas para mobilizar a população. Ela disse que em seu país, são desenvolvidas campanhas em escolas e veiculados comerciais na televisão sobre alimentação segura. "A campanha foi bem sucedida, porque analisamos o melhor meio para passar as informações à população”, comentou Silvana. O representante da FAO, Gustavo Chianca, disse que o seminário foi enriquecedor, porque “retomou temas que estavam esquecidos como a regulamentação para a agricultura familiar”.

Por: Agência Brasil