03/09/2009 Noticia AnteriorPróxima Noticia

Friburgo realiza, em outubro, "Oficina de Técnicas Básicas de Roteiro para Videoclipe"

A Cia do Ar. ações em cultura, em parceria com EnsinoemCine e Academia Friburguense de Letras, realizam nos dias 16, 17, 18 e 23, 24, 25 de outubro a Oficina de Técnicas Básicas de Roteiro para Videoclipe.

O objetivo é selecionar de cinco a oito integrantes para a equipe de criação de argumentos/roteiros de videoclipe para o DVD Nós que amamos a vida, o primeiro do poeta e dramaturgo Arnaldo Luis Miranda, em fase de produção.

São duas as categorias de participantes da oficina: o ouvinte e o interessado em integrar a equipe de roteiristas do DVD.

O valor da matrícula é de R$80,00, a carga horária é de 30 horas e serão oferecidas trinta vagas ao público em geral.

Durante a oficina serão exibidas duas mostras com os melhores e os piores videoclipes de todos os tempos.

A oficina será ministrada pelo dramaturgo carioca Francis Ivanovich, formado pela Escola de Cinema Darcy Ribeiro, do Rio de Janeiro, parceiro do produtor Nelson Hoineff em “Gis da Questão”, realizado para o Ministério da Educação e “Lindas Juventudes” para o Fictv.

Após o primeiro final de semana da oficina, os participantes vão desenvolver seus projetos de fim de curso, que consiste na elaboração do roteiro de videoclipe para uma das quatro canções já gravadas do DVD Nós que amamos a vida e que serão discutidos coletivamente nas aulas da última semana.

Não é obrigatória a apresentação de projeto de fim de curso, apenas para aqueles interessados em participar da equipe de roteiristas do DVD.

Essa segunda fase terá supervisão do diretor/editor de vídeo Ilson Junior, que assina a direção, edição e montgem dos videoclipes do DVD, do diretor de fotografia Sérgio Martins e do próprio poeta e dramaturgo ALM, autor das composições e coordenador-geral do projeto.

As inscrições podem ser feitas na AFL, à praça Presidente Getúlio Vargas nº 57, no horário de 14h às 17h, de segunda-feira à sexta-feira, até o próximo dia 30 de setembro.

A Oficina de Técnicas Básicas de Roteiro para Videoclipe é uma realização da Cia do Ar.ações em cultura, em parceria com Ensinoemcine, produtora cinematográfica do professor convidado, e Academia Friburguense de Letras.

O professor convidado

Francis Ivanovich é jornalista e estudou direção de cinema na Escola de Cinema Darcy Ribeiro. Realizou em 2008 o curta (roteiro e direção) "A Deus Paissadu" sobre o fechamento do cinema Paissandu. Tem diversos roteiros escritos e já aprovados para captação como os longas “Brasil linha 1500" e “Jairo de Invenção Ferreira”. Sua peça “Adoro Mozart” está sendo roteirizada para cinema. É autor do roteiro “Gis da Questão”, documentário de Nelson Hoineff exibido em todo o país. É autor da série “Lindas Juventudes” em negociação com a TV Cultura; roteirizou ainda o poema Caso do Vestido, de Carlos Drumonnd de Andrade, além de diversos roteiros publicitários para instituições como FBCN, entre outras.

É dramaturgo de peças encenadas com foco em temas educacionais, como “Andersen Lobato”, prêmio de melhor texto no Festival Stenio Garcia de Minas Gerais, também premiada no Rio de Janeiro e Espírito Santo. Prepara lançamento do seu primeiro romance "O Contador de Mentiras".

Francis Ivanovich estará à disposição para uma coletiva com a imprensa no dia 2 de outubro, a partir das 17h, na sede da Academia Friburguense de Letras, quando será aberta oficialmente a oficina.

A produtora

A Cia do Ar. ações em cultura, detentora do selo editorial GirlamEditores, é a casa de criação do poeta e dramaturgo Arnaldo Luis Miranda, responsável pelo lançamento de seu primeiro DVD Nós que amamos a vida, previsto para 2010.

Por: Divulgação